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Comparações e Influências de Piaget e Vygotsky na Psicologia Educacional
Nossa equipe de especialistas na área de psicologia educacional sempre se perguntou: o que é que realmente move o desenvolvimento cognitivo de um jovem? É a reflexão individual, ou a interação social? Aqui vamos discorrer sobre essa questão fascinante, a partir de duas teorias que são consideradas pilares da psicologia educacional: as de Jean Piaget e Lev Vygotsky. Neste artigo, faremos uma comparação e análise dessas duas visões, destacando influências significativas em tese de especialização em psicologia educacional.
A Teoria de Piaget
Em 1920, o suíço Jean Piaget apresentou sua teoria mais influente, que trata do desenvolvimento cognitivo do ser humano. Para Piaget, a inteligência é construída, e depende do processo de aquisição de conhecimento através da experiência. Ele dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios:
O Estágio Sensoriomotriz
Nesse primeiro estágio, os bebês são autônomos em seus movimentos, explorando o mundo através de suas sensações e ações. A motricidade está dominante e, ainda assim, o conhecimento é apenas superficial.
O Estágio Pré-operacional
No segundo estágio, o jovem começa a usar símbolos para representar objetos. Ele ainda não pode pensar de forma lógica e consegue apenas a coordenação corporal. Nesse momento, muitos aprendizados estão sendo realizados de maneira intuitiva.
O Estágio Operacional Concreto
Já no terceiro estágio, a capacidade lógica e a abstração se aprimoram. Seus conceitos são representados através de palavras, frases, e objetos. A criança pode manipular objetos e tomar decisões usando o pensamento lógico.
O Estágio Operacional Formal
No último estágio, o jovem converge na capacidade de descrever, ser capaz de usar abstração, compreender, e ir além da própria língua para conhecê-la, como uma forma de pensamento simbólico.
A Teoria de Vygotsky
Em contrapartida, o russiano Lev Vygotsky apresentou sua própria teoria de como as interações sociais influenciam o desenvolvimento cognitivo do ser humano. Segundo ele, o aprendizado é um processo social, que acontece em contexto cultural e línguica. Ele estudou o aprendizado da linguagem de crianças e disse que o pensamento encontra sua forma com a linguagem. Vygotsky categorizou o aprendizado em dois tipos: o zonal de desenvolvimento actual e o proximal de desenvolvimento.
Desenvolvimento Zonal
O desenvolvimento zonal descreve a capacidade de lidar com tarefas mais complexas, desenvolvimento cognitivo ainda desconhecido, dificuldades em resolver tarefas, e processos sociais de desenvolvimento.
Desenvolvimento Proximal
O desenvolvimento proximal está desenvolvendo-se, pois é a capacidade para desenvolver oportunidades e realizá-las conjuntamente. Esse é um aspecto realizável de aprendizado em interação social.
Imagens Em Movimento
As teorias de Piaget e Vygotsky demonstram que cada um defende um foco diferente no desenvolvimento cognitivo, fornecendo dados para diversas teorias. Por exemplo, as crianças já sabem mais e compreendem ideias dos adultos porque estão nos níveis de desenvolvimento interativo. Elas podem somente ver o uso de emoções sociais e consideram a resposta do outro alguém que pode trazer algo bom ao seu conhecimento individual. Seu colegas ou pai podem lhe pedir ajuda com um problema que eles saberem somente ou compartilhem com eles conhecimentos de seus colegas e de sua experiência bem como de experiências de uma forma interativa onde são colocados em melhores condições e tomam contato com uma influência social mais vasta assim como do seu próprio conhecimento.
Influências na Educação
As teorias de Piaget e Vygotsky também influenciam o ensino, gerando algumas estratégias de aprendizado. A prática de Piaget no ensino tem como objetivo apresentar atividades que desafiam os alunos, o que desenvolve suas habilidades cognitivas. Em outras palavras, a melhor maneira de aprender é se tornar um executor em atividades práticas.
Já a prática de Vygotsky tem como objetivo apresentar oportunidades de aprendizado social, onde os alunos podem colaborar e discutir em grupos pequenos, trocando ideias e conhecimentos. Essas estratégias podem trazer benefícios como a construção do pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas, e a autonomia em aprender.
Conclusão
As teorias de Piaget e Vygotsky têm sido fundamentais para entender o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado do ser humano. As diferenças desse estudo evidenciam o envolvimento de diferentes teorias. Essas condições influenciam no que podemos alcançar por meio de interações sociais.
O ensino tem buscado adequar-se às necessidades dos alunos aprendendo a desafiar seus atuais e novos conhecimentos a experiências de observações e de participações. E consequentemente, seus aprendizados estão cada vez mais abrangentes e suas oportunidades se tornam multiplicadas e maiores ainda e verdadeiramente adaptados em favor da suas experiências.
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Referências
- Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.
- Piaget, J. (1963). Commenting remarks on objectivity in psychology. American Psychological Association.
- Cole, M. (1996). Cultural psychology: A once and future discipline. Harvard University Press.
- Brainerd, C. J. (1978). Piaget’s theory: Prospects and Meanings. Psychological Review, 85(1), 74–82.