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Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Comparadas sobre Desenvolvimento Cognitivo
Neste artigo, vamos mergulhar nas teorias de desenvolvimento cognitivo de três dos principais pensadores da área: Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon. Esses três psicólogos desenvolveram conceitos fundamentais para entender como as pessoas aprendem e crescem ao longo da vida. Nossa jornada nessa área abrangente nasce da necessidade de entender melhor o processo de desenvolvimento cognitivo e como essas teorias ajudam nas práticas educacionais contemporâneas.
A compreensão das teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon nos permite obter uma visão mais profunda das capacidades cognitivas humanas, suas qualidades, limitações e os aspectos que influenciam seu desenvolvimento. Além disso, essas teorias são fundamentais para a concepção de políticas educacionais brasileiras orientadas pelo saber dos psicólogos da primeira metade do século XX acreditavam que desenvolver a cognição através da imersão e da experiência eram fundamentais para o egresso do ensino.
O Nascimento das Teorias
Jean Piaget: Umas Visões sobre a Cognição
Jean Piaget (1896-1980), um suíço, foi o primeiro dos três a desenvolver uma teoria do desenvolvimento cognitivo. Sua abordagem destacou a cognição como um processo ativo de construção do conhecimento. Nascido no dia 09/08/1896 Piaget nasceu na cidade suíça de Neuchâtel. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo seria dividido em várias etapas, durante a juventude dos homens que irão aprender a construir os subconscientes através do relacionamento social.
A proposta de Piaget foi que as pessoas adquirem o conhecimento através de processos ativos de construção de esquemas mentais, e esses esquemas forem organizados em estruturas hierárquicas e compostas de hipóteses, conceitos e regras. Numa visão mais pragmática do mundo cognitivo, Piaget identificava diferentes níveis cognitivos na infância, quando existia uma etapa sensacional em que o menino construía o seu primeiro esquema consciente de si mesmo. Segundo Piaget, os meninos aprenderão a construir um primeiro esquema consciente quando da idade de 7 ou 8 anos.
Lev Vygotsky: Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizado Social
Henri Wallon: Cognição e Desenvolvimento Motor
Vygotsky vs. Piaget: Desenvolvimento Cognitivo e Educação
Vygotsky e Piaget são frequentemente comparados em sua influência no estudo do desenvolvimento da criança. No entanto, suas teorias têm algumas diferenças marcantes em sua interpretação da cognição humana.
O Brasil aprendeu mais sobre a teoria de Vygotsky ainda que a teoria da Aprendizagem social de Lev não é tão bem identificada quando se menciona algumas influências no Ensino. Nós não podemos supor o conceito geral o que era compreendido a principio pelo cientista. Para entender como uma boa oportunidade de aprendizado, as crianças concentram sua atenção em cima de um jogo de habilidades com enfoque especial em suas questões: "por que não podemos usar esse conhecimento" ou "como podemos aplicação". Por isso, Vygotsky defendia que a aprendizagem social é um processo fundamental de desenvolvimento cognitivo.
A diferença entre Piaget e Vygotsky, entretanto, nos fornece um entendimento de por que as crianças do Brás, as quais possuem uma linguagem com fases diferentes de elaboração cognitiva é fundamental de se analisar para que o ensino se faça com qualidade.
O Impacto das Teorias na Educação
Ao analisar as teorias desse desenvolvimento cognitivo, é possível identificar como as pedagogias contemporâneas se baseiam nestes pressupostos: a abordagem das possibilidades reconhecidas pela Educação Montessori, que promove a autonomia e as oportunidades de experimentação e de auto-avaliação dos alunos. No entanto, a identificação da influencia de uma teoria só se explica pela utilização nos recursos de aprendizado. Ou seja, de serem realizados nos recursos de inteligência que compreendiam aplicação.
Conclusão
Em conclusão, as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon são fundamentais para entender o desenvolvimento cognitivo humano. A compreensão destas teorias nos ajuda a entender melhor como as pessoas construem conhecimento e como o ensino pode ser planejado para promover o desenvolvimento cognitivo. Nossa jornada nessa área abrangente nasce da necessidade de entender melhor o processo de desenvolvimento cognitivo e como essas teorias ajudam nas práticas educacionais contemporâneas.
Neste artigo, identificamos as principais contribuições de cada um desses três psicólogos: Piaget com sua abordagem de construção de esquemas mentais, Vyotsky destacou a aprendizagem social e Wallon descreveu a relação entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento motor. Além disso, identificamos o impacto dessas teorias na educação atual e como as pedagogias inspiraram-se nelas. No entanto, cabe ressaltar que as práticas educacionais devem ser sensíveis a estas capacidades que constituem o modelo cognitivo do ser humano a fim de se ter uma melhor visão dos recursos que precisam ser melhor garantidos no Ensino em aula.
Perguntas Frequentes
- O que são as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon?
As teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon são conceitos fundamentais para entender o desenvolvimento cognitivo humano. A teoria de Piaget é baseada na construção de esquemas mentais, Vygotsky destacou a aprendizagem social e Wallon descreveu a relação entre desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento motor.
- Qual a principal diferença entre as teorias de Vygotsky e Piaget?
A principal diferença entre as teorias de Vygotsky e Piaget é que a teoria de Vygotsky enfatiza a aprendizagem social enquanto a teoria de Piaget se concentra na construção de esquemas mentais.
- Qual o impacto das teorias de Piaget e Vygotsky na educação?
O impacto das teorias de Piaget e Vygotsky é fundamental para a educação atual. Elas incentivam as práticas pedagógicas que promovem a autonomia, experimentação e a valorização do conhecimento como um processo construído pelos alunos.
Referências
- Piaget, J. (1936). O desenvolvimento das funções lógicas. Paris: Felix Alcan.
- Vygotsky, L. S. (1978). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
- Wallon, H. (1965). Os problemas de uma teoria do homem. Lisboa: Edições 70.