Atualizado em
Planejamento de Ensino Religioso - BNCC para alunos de 1 a 5 ano
Quando se fala em planejamento de ensino, é comum associar essa prática apenas ao desenvolvimento da parte curricular de uma instituição de ensino. No entanto, a religião também é uma componente importante na formação integral de um aluno. Estando presente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o ensino religioso passou a ser um direito garantido para todos os estudantes brasileiros.
Nós percebemos que muitos educadores estão se esforçando para incluir o ensino religioso na rotina escolar, sem no entanto, ter um pleno domínio do assunto. Por isso, nesse artigo, vamos explorar o planejamento de ensino religioso para alunos de 1 a 5 anos, tendo uma abordagem prática, auxiliando com dicas e sugestões de atividades para todos os professores que precisam criar um projeto de ensino para seu alunos. Reservamos apenas uma brevíssima passagem para abordar sobre as implicações da religião na BNCC.
Ensino Religioso na BNCC
Conceito de Ensino Religioso na BNCC
O ensino religioso passou a ser uma disciplina obrigatória nas escolas brasileiras a partir de 2020, com base no decreto de n° 10.656/2020. A BNCC estabelece objetivos e diretrizes para o ensino religioso, considerando a construção da cidadania e a formação humana. Segundo o Decreto n° 10.656/2020, o ensino religioso deve focar na construção de "criticidade e, ainda, na compreensão dos valores, princípios e concepções implícitos na origem da opção religiosa do aluno".
Pontos Clave do Ensino Religioso na BNCC
Destacamos vários pontos importantes para quem planeja o ensino religioso para alunos de 1 a 5 anos. Os temas devem abordar a fé, sobrenatural, da alegria no evangelho. Outra questão a se abordar é a interpretação e aceitação dos textos envolvendo a religião. Esta, em conjunto com a discussão da autoridade e reconhecimento de seres superiores. E aborde a situação em que o ensino religioso pode aumentar os conhecimentos dos valores culturais dos alunos.
Planejamento de Ensino Religioso para Alunos de 1 a 5 Anos
Abordagens para os Alunos
A ideia principal nesse item é identificar materiais e intervenções que propiciem atividades interativas nos estágios infanto-juvenil. Quando encararmos planejar o ensino religioso para alunos pequenos, pretendemos que nossos pequenos alunos possam ser incentivados a desobstruir qualquer temor a dialogar sobre seus valores mais profundos. Nesses grupos de idade, tudo é uma especie de aventura de descobrir, e no caso de desenvolvimento com esses temas, eles devem descobrir, eles devem entender.
Sugestão de Atividades para os Alunos de 1 a 5 Anos
Nós aqui abordaremos como fazer a concepção de ensino e a prática do ensino religioso, de forma simples e interativa, com os alunos de 1 a 5 anos.
- Crie módulos para cada faixa etária. Para cada faixa etária, você pode adaptar as atividades para atender às necessidades e curiosidades dos seus alunos. Alunos de 1 a 2 anos são jovens e curiosos, por isso é mais para conhecimentos visuais, evocativo por meio de imagens.
- Explicação interativa. Com os alunos dessa faixa etária, os temas abordados só serem abordados na teoria, é importante desenvolver atividades práticas e interativas, ensinando primeiro o aluno através de exemplos práticos.
Abordagem para os Professores
Como Planejar o Ensino Religioso de Forma Sazonal para seus alunos
Seja você administrador ou coordenador, no caso do ensino, quando desencadear o planejamento de ensino, vão realizar levantamento de como discutir os conteúdos de forma interativa em todas as atividades através aulas lecionadas. A tarefa se torna quase impossível, portanto planejar a sazonalidade se torna sempre um desafio.
Sugestão de Como Encaminhar Os Cursos Sazonais
No planejamento do ensino sazonal, consideramos que eles tenham um programa e que no caso um encanamento de planejamento espiritual para a sociedade.
- Realize pesquisas. Execute pesquisas e entrevistas com estudantes de todos os niveis que ja estejam no programa, ou mesmo com professores, buscando identificar os principais objetivos e expectativas do curso.
- Analise as evidências de uma temática. Desenvolva um panorama geral sobre o tema de que se tem a necessidade da abordagem escolar.
- Realize oficinas. Organize oficinas com as sugestões de temas a se explorar para entender melhor e trocar experiências práticas e possíveis sugestões de atividades sazonais para cada momento do desenvolvimento, levando em consideração os diferentes níveis etários de cada faixa.
- Crie um calendário de aulas lecionadas de forma detalhada pelos níveis faixas etarias, para o aluno de uma faixa etaria e os calendários específicos.
Encaminhamento Organizacional e Participação dos Alunos
A primeira tentativa de aplicação da disciplina de ensino do projeto religioso parece bem animada e, quando com a participação de todos os alunos em espetáculo teatral, a sessão de exibição deve abrir a porta do desenvolvimento integral dos alunos presentes na primeira sessão de a exposição cultural.
Dica para os Docentes e Professores do Ensino Religioso
Princípios Para ensino religioso
- Proponha atividades colaborativas, quando criar o processo de trabalho colaborativo o professores está estimulando os alunos participarem de discussões e aprendem. Certifique-se de que as suas palestras sejam condizentes com o andamento dos alunos e seus anseios. Certifique-se, então, de que você for flexível e que possamos revisar a exposição diante de dificuldade.
- Não Tenha Medo de Perda de Tempo - Em algumas atividades educacionais, há a tendência de os professores realizarem a exposição pedagógico na sala da disciplina da religião de forma que seus colaboradores possam entender, aliás as aulas de ensino religioso devem ser mais de aula de relacionamento. Logo por esse motivo não é exagerado afirmar que é interessante fazer atividades de relacionamento.
Conclusão
O processo de planejamento de ensino religioso para alunos de 1 a 5 anos é uma grande realidade. Uma atenção é conferida as atividades sazonais. A primeira aconselhamento foi criar e fornecer exposição sazonal, deixá-la flexível e utilizar elementos interativos. No caso empreender com dicas e análises, mostrará que realmente são atividades práticas que motivam.
Referências
Fontes Acessadas
- Decreto n. 10656, de 21 de mayo de 2020
- "Revista nº 138, Ano 1, Suplemento Ensino Religioso" Universidade Federal de Minas Gerais Campinas, SP, 1955.
- "BNCC: O que é e como funciona?" BNCC.
Bibliografia
- "Ensino Religioso na BNCC." São Paulo: Editora Singularito, 2022.
- "O Ensino Religioso na Aula." São Paulo: Editora Atlas, 2019.