Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Plano de Aula Maternal de 2 a 3 anos - Orientações BNCC


Nesta série sobre planejamento de aulas para creches e pré-escolas, vamos focar em um público-alvo especial: as crianças de 2 a 3 anos. Nessa faixa etária, as crianças estão em uma fase de grande desenvolvimento e precisam de uma educação que atenda às suas necessidades. Aqui, vamos criar um plano de aula que atenda às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seja prazerosa para as nossas crianças.

Premissa Pedagógica

A nossa filosofia é de que as crianças devem aprender por meio de brincadeiras, experimentos e atividades práticas. Nossas aulas serão uma mistura de lazer e aprendizado, com atividades que permitam às crianças explorar, criar e descobrir. Essa abordagem vai além da simples expografia de conceitos e vai direto para a ação e a interação.

Objetivos e Níveis de Desenvolvimento

  • Cognitivo: Desenvolver habilidades de resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento crítico;
  • Lingüístico: Melhorar a compreensão e a expressão da linguagem por meio de atividades de leitura e escrita, incluindo a narrativa da história da vida;
  • Social e Motor: Desenvolver habilidades de comunicação, coordenação motora e autonomia;
  • Emocional e Afetivo: Fomentar o desenvolvimento da autoestima, da empatia e da resolução de conflitos.

Desenvolvimento em diversos períodos e em várias atividades.

Estágios de Desenvolvimento

  • 2 anos: nessa idade, as crianças aprendem muito rapidamente;
  • 3 anos: as crianças já têm uma base sólida e podem aplicar as habilidades em contextos sociais.

Atividades Pedagógicas para O Cerne da Seção Cognitiva

  • Raciocínio Lógico: Crie um ambiente de jogos para aprender usando números, em jogos de carteira, e para desenvolver habilidades de sequência em atividades com objetos e com música.

Exemplo das sugestões de atividade para 2 e 3 anos.

  • Raciocínio Conclusional: Inspire atividades interativas para reconhecer a simetria usando o seu próprio rosto e objetos da juventude familiar.

Atividades no Centro para Ética e Moral

  • Empatia: Ofereça atividades que desafiam os alunos a olhar com os próprios olhos a perspectiva da criança que está angustiada, e usar linguagem clara e crível para discutir temas familiares, criando um ambiente alegre na sala.

Atividades no Centro para Desenvolvimento Lingüístico e Compromisso para Crianças da Cultura Brasileira

  • Alfabetização e Compreensão da Língua: Além de suas atividades no meio da cidade, no primeiro ciclo ofereça sessões culturais para aprender com a história de vida da família dos alunos, os conhecimentos aprendidos em aula usarão tais recursos a promover os conteúdos do BNCC em textos discursivos.
  • Linguagem Compreensiva \ (por meio de jogos e leituras) \ Jogos de alfabetos \ Imagens de números
  • Oralidade
  • Atores vivos em cena;
  • Jogos em massa improvisórios.
  • Comunicação Escrita
    \ Ao longo de uma rotina de 5 dias por semana;
    \ Diversas situações.
  • Leitura e Escrita
    \ Jogos de unidades de conteúdo em cinco dias por semana.

O Cenário para Língua da Cultura

Plano de Aula para Prática Matinal

Desenvolvimento como Criança 2 Anos

  1. Formatação do Curso
  2. Caminhada: fazemos caminhada para o jardim e vivenciamos contato com natureza.
  3. Jogos de conteúdo
  4. Jogos de estudo em unidades de cinco dias por semana;
  5. Jornada desportiva;
  6. Respeto e Qualidade de Morador: Aprendem com brincadeiras socialmente construídas.
  7. Leitura Flutuante: Promover o reconhecimento de letras e da sonoridade das palavras usando camadas específicas de letras.
  8. Jogos para alfabeto: Jogos de número de letras, e jogos com partes com sílabas, leitura de alfabeto específicas.

Conclusão

As nossas crianças são as luzes do futuro e devem ser apoiadas em seus primeiros anos de vida com uma educação baseada no amor, na diversão e nas atividades práticas. Assim como as sugestões que sugerimos criar atividades que cumprem como plena condições necessárias das atividades necessárias para um desempenho de qualidade, e que essas aulas tenham uma duração de cinco a sete dias e quatro a seis horas de duração. Esperamos que nossa busca neste artigo tenha sido útil para realizar seu trabalho como educador ou educador.

Perguntas Frequentes

Q: Como você cumpre o que teus alunos são da casa de baixa renda?

A: Existem vários lugares onde você pode comprar brinquedos. E até brinquedos de coleta. \

P: q: O seu trabalho é sustentável durante muito tempo?

A: A nossa receita que gera confiança entre as nossas crianças os alunos e sua mãe.

Referências

*Este artigo segue as Orientações do BNCC* http://www.mec.gov.br

Observação: No período que você fez dessa programação de atividades.

Leia o restante da série do BNCC e da Educação com muito suporte por meio de questões presentes nos diferentes níveis de BNCC: http://www.mec.gov.br.

Para mais como este conteúdo, aproveite nossas informações em nosso site: http://www.aulasweb.org.br.

Tornar a maternidade, uma realidade através da alegria e da diversão aplicadas no desenvolvimento de nossos alunos, estamos trabalhando juntos no desenvolvimento da vida.


Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.