Atualizado em
Plano de Aula Maternal de 2 a 3 anos - Orientações BNCC
Nesta série sobre planejamento de aulas para creches e pré-escolas, vamos focar em um público-alvo especial: as crianças de 2 a 3 anos. Nessa faixa etária, as crianças estão em uma fase de grande desenvolvimento e precisam de uma educação que atenda às suas necessidades. Aqui, vamos criar um plano de aula que atenda às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seja prazerosa para as nossas crianças.
Premissa Pedagógica
A nossa filosofia é de que as crianças devem aprender por meio de brincadeiras, experimentos e atividades práticas. Nossas aulas serão uma mistura de lazer e aprendizado, com atividades que permitam às crianças explorar, criar e descobrir. Essa abordagem vai além da simples expografia de conceitos e vai direto para a ação e a interação.
Objetivos e Níveis de Desenvolvimento
- Cognitivo: Desenvolver habilidades de resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento crítico;
- Lingüístico: Melhorar a compreensão e a expressão da linguagem por meio de atividades de leitura e escrita, incluindo a narrativa da história da vida;
- Social e Motor: Desenvolver habilidades de comunicação, coordenação motora e autonomia;
- Emocional e Afetivo: Fomentar o desenvolvimento da autoestima, da empatia e da resolução de conflitos.
Desenvolvimento em diversos períodos e em várias atividades.
Estágios de Desenvolvimento
- 2 anos: nessa idade, as crianças aprendem muito rapidamente;
- 3 anos: as crianças já têm uma base sólida e podem aplicar as habilidades em contextos sociais.
Atividades Pedagógicas para O Cerne da Seção Cognitiva
- Raciocínio Lógico: Crie um ambiente de jogos para aprender usando números, em jogos de carteira, e para desenvolver habilidades de sequência em atividades com objetos e com música.
Exemplo das sugestões de atividade para 2 e 3 anos.
- Raciocínio Conclusional: Inspire atividades interativas para reconhecer a simetria usando o seu próprio rosto e objetos da juventude familiar.
Atividades no Centro para Ética e Moral
- Empatia: Ofereça atividades que desafiam os alunos a olhar com os próprios olhos a perspectiva da criança que está angustiada, e usar linguagem clara e crível para discutir temas familiares, criando um ambiente alegre na sala.
Atividades no Centro para Desenvolvimento Lingüístico e Compromisso para Crianças da Cultura Brasileira
- Alfabetização e Compreensão da Língua: Além de suas atividades no meio da cidade, no primeiro ciclo ofereça sessões culturais para aprender com a história de vida da família dos alunos, os conhecimentos aprendidos em aula usarão tais recursos a promover os conteúdos do BNCC em textos discursivos.
- Linguagem Compreensiva \ (por meio de jogos e leituras) \ Jogos de alfabetos \ Imagens de números
- Oralidade
- Atores vivos em cena;
- Jogos em massa improvisórios.
- Comunicação Escrita
\ Ao longo de uma rotina de 5 dias por semana;
\ Diversas situações. - Leitura e Escrita
\ Jogos de unidades de conteúdo em cinco dias por semana.
O Cenário para Língua da Cultura
Plano de Aula para Prática Matinal
Desenvolvimento como Criança 2 Anos
- Formatação do Curso
- Caminhada: fazemos caminhada para o jardim e vivenciamos contato com natureza.
- Jogos de conteúdo
- Jogos de estudo em unidades de cinco dias por semana;
- Jornada desportiva;
- Respeto e Qualidade de Morador: Aprendem com brincadeiras socialmente construídas.
- Leitura Flutuante: Promover o reconhecimento de letras e da sonoridade das palavras usando camadas específicas de letras.
- Jogos para alfabeto: Jogos de número de letras, e jogos com partes com sílabas, leitura de alfabeto específicas.
Conclusão
As nossas crianças são as luzes do futuro e devem ser apoiadas em seus primeiros anos de vida com uma educação baseada no amor, na diversão e nas atividades práticas. Assim como as sugestões que sugerimos criar atividades que cumprem como plena condições necessárias das atividades necessárias para um desempenho de qualidade, e que essas aulas tenham uma duração de cinco a sete dias e quatro a seis horas de duração. Esperamos que nossa busca neste artigo tenha sido útil para realizar seu trabalho como educador ou educador.
Perguntas Frequentes
Q: Como você cumpre o que teus alunos são da casa de baixa renda?
A: Existem vários lugares onde você pode comprar brinquedos. E até brinquedos de coleta. \
P: q: O seu trabalho é sustentável durante muito tempo?
A: A nossa receita que gera confiança entre as nossas crianças os alunos e sua mãe.
Referências
*Este artigo segue as Orientações do BNCC* http://www.mec.gov.br
Observação: No período que você fez dessa programação de atividades.
Leia o restante da série do BNCC e da Educação com muito suporte por meio de questões presentes nos diferentes níveis de BNCC: http://www.mec.gov.br.
Para mais como este conteúdo, aproveite nossas informações em nosso site: http://www.aulasweb.org.br.
Tornar a maternidade, uma realidade através da alegria e da diversão aplicadas no desenvolvimento de nossos alunos, estamos trabalhando juntos no desenvolvimento da vida.