Atualizado em
Top 10 Poemas Sobre Meio Ambiente para a Mudança
Estamos em uma era de crise ambiental sem precedentes. As tempestades cada vez mais furiosas, as enchentes sem fim, as pegadas de carbono que ameaçam nos levar à extinção. Mas ainda temos uma escolha. Podemos escolher olhar para o fim do túnel e não ver a luz. Ou podemos criar nossa própria luz e mostrar ao mundo que somos capazes de fazer a diferença.
O Poder das Palavras
Palavras têm o poder de inspirar e motivar. E para que isso aconteça, podemos voltar ao que é antigo, ao que é natural, ao poema. Em um mundo empenhado em sua campanha de esquecimento para com o meio ambiente, é hora de lembrar a importância da nossa presença e do que devemos fazer para preservá-la. Poemas são uma das maneiras pelas quais podemos expressar nossa opinião, nosso sentimento, e compartilhar nossa visão com o mundo.
Top 10 Poemas Sobre Meio Ambiente para a Mudança
Em uma tentativa de esboçar um retrato do caminho para uma mudança positiva, criaremos uma lista dos 10 poemas poderosos que merecem ser lembrados.
1. "Cântico Perdido" de Paulo Leminski
Na primavera, as árvores estão desfolhadas. Óscares são amarrados em fardos brancos. As pavesas vão até Goiás. O caos reverbera, em face de um ato. Aluizio Abranches arrostou a terra.
Desenvolvimento:
Neste poema, Paulo Leminski chama a atenção para a perda da beleza natural, uma vez que a floresta é consumida pelo seu próprio poder, remetendo à luta pela preservação das nossas florestas.
2. "O Tempo do Morro" de José Lino Grünewald
O poeta lamenta a destruição dos morros, área das manhãs, área das tardes. Neles é montada uma vida. Vida é a coroa. E deixamos nossas pernas sujas. Depois do tempo do Morro, é só mar.
Razão do desenvolvimento:
José Lino Grünewald nos mostra como os espaços naturais onde imersos nossos cuidados cotidianos em contato direto com a natureza são colocados em jogo frente a anseios industriais desmedidos.
3. "A Terra Prometida" de Raul Pang
Eu disse que o espírito do trabalho nunca morre e morre com aqueles que nunca se acostumaram em com ela juntos.
Desenvolvimento:
Seguindo o discurso anterior, Raul Pang fala em que na nossa busca pela terra fomos guiados a tal ideais em que chegamos a uma crise crescente frente às demandas do continente e a sua humanidade.
4. "Caixeiro Viajante" de Adélia Prado
Que está me apertando bem que está em seu bicho / e brilha como estrelas em escombros derrubados. Aqui estão, as imagens passadas, aguardando a tinta / que, sobre elas se aplicará — uma visão de desastroso – previdente.
Desenvolvimento:
A Adélia Prado mostra a luta onde ainda possui que há sido em nosso passado a falta de atenção para a vida das árvores, por atos de homens, em rezinga e caça.
5. "Provérbios Atribuídos a Xangô" de Jorge de Lima
Senta onde você acha, assim vai desembolar. Sente o dia em suas pernas descalças.
Desenvolvimento:
Explicando que a natureza mostrou-nos como de boa sorte se aproveitamos bem de uma tática que é evitar perturbar as coisas.
6. "Poema Ao Ar Livre" de Leila Maria Barreiros
Que na primavera os moinhos pararam e, por uma estrada acintosa, as moças com o lápis prendem suas saias.
Desenvolvimento:
Impulsionando a luta para aprender com os outros por uma vez saber para utilizar sua vida usando e consumir na sua aplicação no mundo em que a gente está.
7. "Viagem de Avião" de Afonso Schmidt
A poesia revela o desespero que surge da impressão de que o desconhecido será ocupado pela mente.
Desenvolvimento:
O poeta nos mostra como devemos conhecer a realidade que realmente existe e buscar nossa humanidade e aprender.
8. "Não Veio Nunca" de Sérgio Lopes
Ele não virá. Eu, é claro, serei uma flor de sabedoria.
Desenvolvimento:
O poeta deixa bem claro que nós não devemos esperar o outro nos dizer o que é preciso fazer para mudar, mas sim, somos capazes de pensar por nós mesmos e procurar nossas melhores ações para sair dessa crise.
9. "Na Noite Aberta" de Luiza de Moura
Eu estava em um par da minha madrasta – o suficiente – para falar com ela sem tê-la ouvindo.
Desenvolvimento:
O poeta chama a atenção para a importância de agradecer pela ajuda das pessoas que nos ajudam no dia-a-dia, e também de não agradecer demais para não perturbar a relação.
10. "Eros O Profeta" de Paulo Leminski
A terra é uma bota de cimento cor de cinza. Um sorriso de barro.
Desenvolvimento:
O poeta Leminski nos diz ter cuidado com pessoas que tentam e estão querendo aniquilar a grandeza através de seu desaprovação pelo uso da terra com desrespeito.
A Razão para Mudar
É tempo de agir! Se você não está fazendo parte do problema, é hora de se juntar à solução. Estamos no meio de uma crise, mas somos capazes de crescer e mudar.
Conclusão
As palavras têm poder. São uma forma de inspirar e motivar. Quanto mais cultuarmos, mais faríamos em proveito, até que finalmente percebamos todas as nossas realizações com muita comemoração. Queremos que nossos leitores vejam a importância da poesia pela mensagem que eles veem e comecem a ler, sabendo que são merecedores de ter algumas atitudes mais interessantes e significativas em suas vidas.
Perguntas Frequentes
Em que sentido?
Ambos de maneira emocional e de maneira intelectual.
Quais são minhas responsabilidades?
Devemos dispor de formas que gerem impacto positivo na comunidade.
E se eu soubesse de uma?
Aja imediatamente, e do que soubesse conte outros em benefício do bem.