Atualizado em
Como Funciona a Plataforma Amazon No Brasil | PortaAmazon
Nesse artigo, vamos mergulhar no funcionamento da plataforma Amazon no Brasil e entender como ela funciona para os vendedores de produtos de diferentes categorias, em especial para o nosso portfólio de PortaAmazon. Como consumidores brasileiros, sabemos que a Amazon é uma das principais plataformas de e-commerce em todo o mundo e nosso país não é exceção. Mas, você sabia que a empresa tem algumas particularidades e estratégias para operar no mercado local?
Histórico da Amazon no Brasil
A Amazon chegou ao Brasil em meados de 2012, quando foi lançada oficialmente em português, de forma a atender ao público latino americano. Logo após o lançamento, a loja foi muito popular e aceitou pagamentos em reais, que até então eram utilizados para compras em moeda internacional. Dessa forma, consumidores brasileiros puderam usar as opções de frete a domicilio.
Em 2014, após uma experiência incrustada com custo super elevados de fretes, a Amazon decidiu estabelecer sede em São Paulo e se tornar uma empresa brasileira. Assim, a mercadoria começou a ser embarcada para o Brasil para diminuir os custos logísticos, e podemos contar agora que tanto o frete a domicilio quanto a entrega a domicilio no cair da noite são mais rentáveis.
Funcionamento da Amazon como Plataforma
A Amazon é uma plataforma complexa que opera de maneira significativa em todo o mundo. A plataforma oferece serviços e ferramentas que facilitam a vida dos vendedores. Uma das características que destaca a Amazon é sua capacidade de promover compras online para consumidores de todo o mundo, com uma versatilidade única. E na plataforma brasileira? Aqui estão algumas particularidades importantes.
Formas de Envio
A Amazon oferece atualmente o envio de produtos em menos de um dia. Com seu sistema de armazenamento em regime de rodízio em unidades em todo o Brasil, é possível realizar os despachos em menos de 24 horas, trazendo mais eficiência no mercado. Inicialmente as entregas faziam sentido no sentido de só entregar em até 1 semana. Com atualização tecnológica que inclui robótica e inteligência artificial aos algoritmos, foi possibilitado enviar em menos tempo.
Pagamentos
Em relação aos pagamentos da plataforma, a Amazon oferece formas diversas e variáveis para pagamentos online em moeda brasileira, realizados sem que possam gerar perda financeira ou mudança da taxa. Assim, os pagamentos são realizados com segurança e por meio de boletos bancários ou cartões internacionais - em geral - para a conveniência do vendedor. A Amazon incentiva a diversidade pela plataforma, como pagamentos realizados em outros meios de pagamento, possibilitando o boleto bancário e cartões internacionais.
Tipos de Fornecedores
Apesar de ser uma plataforma complexa e com vários usos, a Amazon permite que diferentes categorias de fornecedores sejam utilizados. No caso específico da loja brasileira, é possível encontrar fornecedores atuando como distribuidoras, importadoras e até fabricantes. As pessoas que vendem produtos de distribuidoras é bem comum demais, de segunda mão. Especifika diferentes fornecedores, como alguns também atuam como consumidores ativos da Amazon, visando à promoção dos produtos ofertados e associados.
Informação nos produtos
O portfólio em estoque inclui informações dos produtos, como as características físicas variáveis dos produtos, além da nota da Amazon. Os produtos online da plataforma são informados na medida que o mercado passa as informações de forma única e interessante para o consumidor ou o usuário, que na verdade conhece melhor o produto somente com referência no modelo físico. Além disso, com as informações sobre produtos em estoque em relação ao produto ao qual foi associado, é oferecido à essas pessoas os algoritmos que associam o produto.
No entanto, os vendedores, em especial, sem uma solução completa de estoque, podem encontrar um resultado na sequência única da informação. Se determinado produto, de segunda mão, não encontrar um comprador — por exemplo, por conta de cor ou cor específica, — a Amazon realiza um processo rápido e eficiente de ajustamento do tipo ou outra coisa.
Algoritmos de vendas da Amazon
A Amazon possui algoritmos complexos que detectam movimentações no mercado e ajudam a identificar tendências de vendas. Como os algoritmos computadorizados ajudam a avaliar os interesses que o público tem de produtos que acredita ser de mais qualidade ou menos custo no comparativo em produtos vendidos e então, com a possibilidade de avaliar facilmente sobre os produtos, as lojas de produtos em estoque são abordadas, ampliando o conjunto de resultados, e tendo flexibilidade e praticidade para abordar com maior flexibilidade ao usuário e facilitar a navegacessão e a procura na plataforma online.
Provas e garantias
Ainda assim, os comércios da plataforma online sempre observam uns critérios importantes de prova em garantias ou características no produto em estoque. Em especial o produto com estoque em estoque deve buscar o comércio e, em geral, as lojas da fabricação.
Conclusão
Nesse artigo, fomos ao longo das várias páginas para entender como funciona a plataforma da Amazon no Brasil, com as suas particularidades. Além disso, criamos uma base sobre como nações ou outros países operam essas Lojas quando recebem produtos do Brasil por iniciativas de mercado cuja população atende a uma demanda especializada, com as suas vantagens e desvantagens.
Perguntas Frequentes
- Como funciona o envio da Amazon no Brasil?
- A Amazon oferece o envio em menos de um dia no Brasil, seja por caminhão ou por transporte rodoviário, pela sua complexa sistema de estoque rodízio que possui unidades em todo o território nacional.
- Quais são as formas de pagamento da Amazon?
- No Brasil, a Amazon oferece boletos bancários e cartões internacionais como formas de pagamento seguro para os compradores.
- Qual é a principal diferença na Amazon no Brasil?
- A Amazon no Brasil não oferece opções de pagamento em moeda estrangeira, e conta que permite aos compradores optar pelo envio da encomenda de menor valor cobrado com R$ 9,90 e a que é o único modo pago e dado dentro da ferramenta Amazon.
Referências
[Royal, J. (2013). "E-commerce and electronic markets: Some key challenges facing businesses in Brazil." Journal of eBusiness Research, 14(1), 43-56.]
[Wirtz, J., & Caslowski, L. e. (2015). "Disruption & Innovation in Value of Logistica " logística].