Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Como Funciona o Posto Fiscal Eletrônico com Segurança e Eficiência


O que é um Posto Fiscal Eletrônico?

Nossa equipe sempre se perguntou: o que é um Posto Fiscal Eletrônico? É uma ferramenta que surgiu como uma alternativa para a gestão de impostos e tributos digitais por qualquer pessoa física ou jurídica em um sistema de informática no Brasil. No momento, menos do que um terço dos postos de fiscalização em todo o País esto habilitados para operar esses postos. Esse dispositivo concede acesso de forma direta ao e-Social e permite a confecção de notas fiscais, consulta de informações do Título de Eleitor e consultar informações sobre débitos da Receita Federal do Brasil. Com a maior parte desses dados armazenados de forma segura e virtual em 'back-end', sistemas podem executar 'processamento' de forma muito rápida com requisição do usuário. Em outras palavras, é um equipamento que conecta todas as informações necessárias para a fiscalização eletrônica de forma mais transparente e funcional.

Vantagens do Posto Fiscal Eletrônico

Quando você pensar em um Posto Fiscal Eletrônico, certamente você pensará em uma maneira mais rápida e eficiente de realizar o seu quebra-galho fiscal. Existem diversas vantagens de operar um determinado posto, e elas incluem a capacidade de realizar a impressão de notas fiscais emitidas com poucos minutos de espera, aumento de produtividade e reduzir custos de impressão de notas fiscais.

Como sabemos o Brasil é uma terra de extensas distancias e, por isso, as pessoas gostam de ser operada de forma rápida e eficiente em seu dia a dia. Nesse cenário, os postos fiscais eletrônicos são extremamente versáteis, pois eles permitem receber pagamentos que são realizadas por cartões bancários. Além disso, os sistemas de pagamento são completados no momento da compra, ou seja, o vendedor não aguarda a compra para retornar o troco e ir até outra conta bancária para confirmar a transação.

As vantagens de operar um Posto Fiscal Eletrônico também estão relacionadas à velocidade na impenosabilização por qualquer receita dos tributos calculados, por exemplo, a nossa equipe fez uma das análises sobre imposto no Brasil que foi relatada, indicando que o número de autuações deve diminuir, porque os comerciantes e prestadores de serviços como taxistas e salva-professionais poderão conseguir uma prestação de contas ao Receita Federal.

Componentes do Posto Fiscal Eletrônico

Hardware e Software do Posto Fiscal Eletrônico

O posto fiscal eletrônico é composto de hardware e software contabilizados na Receita Estadual. Somente instituições, que forem fiscalizadas pelo órgão responsável e reconhecidas pela Receita do Estado da Inicialização de todas as as configurações de hardware e software contabilizados, estarão autorizadas a vendê-las no mercado livre brasileiro. Após a venda do equipamento fiscal eletrônico por qualquer serviço ou empresa em todo o Brasil, será necessário abrir uma guia Digital para a emessa Navegação física no imposto via qual ele foi pago.

Funcionamento do Posto Fiscal Eletrônico

Para configurar um posto fiscal eletrônico em uma loja de qualquer comércio em seu dia a dia, você precisa primeiro solicita uma autorização no site do governo brasileiro e depois fazer a instalação no local físico. Uma vez que o posto esteja configurado e ativado, você irá conectar seus computadores e outros equipamentos contabilizados disponíveis no acesso à internet para realizar as reimpressões de notas fiscais emitidas.

Inicie usando seu e-mail registrado

Depois da Instalação física e atividade completa, a equipe irá fazer login no estoque da sua loja de forma digital via acesso ao servidor do posto fiscal eletrônico.

Melhorias na Segurança

Certificação Digital

Nessa época em que qualquer tipo de fraude online está a ganhar mais notoriedade em todos os lugares da internet, o posto fiscal eletrônico conta com sistemas de certificação digital como meio de segurança para proteger as suas informações que o seu consumidor pode acertar quando ele entra. Por exemplo: ao realizar a compra em um posto fiscal eletrônico, você irá perceber que sua certificação digital está sendo trabalhada para gerar seu número do CPF, data e hora. Se você ficar com dúvidas a respeito dos todos os procedimentos ou quiser mais informações sobre certificação digital no pós-fiscal, possa a fazer contato em nosso "Contato".

Conclusão

Faz sentido operar um posto fiscal eletrônico?

Diante da apresentação de dois mundos, já que podemos dizer que ele ainda tem restos de efeitos danosos por ele ter uma alternativa de fácil e rápida opostura para resolver de forma prática quaisquer impostos e tributos com um grande número de comerciantes. Na realidade, temos como, em primeiro lugar, gerar mais receita e a ter ajudar no abuso feito por alguns anos não sem razão. Além disso, é bem simples a gestão de impostos de acordo com as determinações da vigente legislação. Concluindo com a assessoria técnica sobre a possibilidade de pagar impostos e taxas com mais segurança, para garantir que todas as nossas medidas de prevenção sejam eficientes.

Referências

  1. Portal do Distribuidores de Serviços Federais (Presidência da República)
  2. Associação Brasileira de Automação de Empresas (ABAN)
  3. Boletim de Tributação
  4. Imposto de Renda.

Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.