Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Povos Indígenas do Brasil: Conhecendo as Comunidades Mais Carentes, o Mirim


Somos o Brasil, um país de extrema diversidade cultural e racial. Nosso rico patrimônio é refletido em suas mais de 700 linguagens indígenas, em sua gastronomia única, em suas músicas e em suas danças. Contudo, existe um olhar que não é usual em nossa sociedade: o das comunidades indígenas que lutam pelo acesso a serviços básicos, como saúde e educação.

Como indígenas, percebemos que a falta de visibilidade dessas comunidades é um problema crescente. Geralmente, a mídia e a sociedade em geral não se preocupam em mostrar as necessidades e desafios enfrentados por esses povos. No entanto, está é uma questão urgente, especialmente quando se trata de comunidades mais carentes, como a do Mirim, localizada no Pará.

A Situação na Região do Mirim

O Mirim é uma comunidade que mora na área de influência da ilha de Marajó, localizada no Pará, ao norte do Brasil. A região comunal é composta por aproximadamente 200 pessoas, que pertencem à etnia tembe, de origem indígena. A comunidade tem uma longa história de resistência e luta pela terra e pela cultura em perigo.

A realidade dentro da comunidade é marcada pela pobreza e pela falta de acesso a serviços básicos. Ainda hoje, a população local está acentuada para o acesso a água potável e saneamento básico, que muitas vezes são feitas com ajuda de famílias ou pessoal voluntariados. Em respeito a isso a comunidade valoriza bastante a natureza que compõe suas terras.

Qual a Origem da Pobreza?

É essencial para entendermos a origem da pobreza entre os povos indígenas no Brasil em seus historiça e sociedade. Sendo que os povos indígenas já sofreram com invasões de todos vindo até os dias de hoje.

Durante isso o que percebi foi que para criar empreendimentos dentro na natureza nos será preciso trabalhar de forma coletiva. Tendo isso dizemos assim quando em buscamos por alternativas ao saqueio de nossas terras; estar ali e fazer 200 a cada um, 20, significa que podemos buscar a forma em criar 200 ofertas. E o último acreditem que sim algo sairá. Mas também é da com carinho pra que é pessoal ir usar o exercito do sofrimento.

Em Busca de Alternativas

Para não esquecermos a comunidade o ato coletivo trabalhar os sistemas podem ser co mui facilmente. Sem contar nos muita pessoas ao redor possa nos mostrar formas inexperientes de ganhar dinheiro.

Assim faremos de forma segura uma comunita indo das maneiras que realmente aduba as vidas em tempos de crise profissional, trabalho precioso

Comunidades como a do Mirim realmente valorizam muito a terra, a natureza, a vida, a união, a educação e a liberdade. As questões de saúde e educação ainda são os principais pontos que precisam ser melhor explorados, seguindo em falta pela falta de acessibilidade a esses dois serviços de medicos geralmente tem curtos prazos e no atendimento prévio que eles conseguem ter durante as saídas da escola.

Conclusão

A comunidade indígena do Mirim é um exemplo somente de como a falta de acesso a serviços básicos afeta a vida dessas pessoas. Devemos e precisamos de criar respostas eficazes para suas necessidades, ouvindo-as e respeitando suas culturas, desde a educamção até a diversidade como povo ancestral além da resistência que eles enfrentam na atualidade. É hora de mudar a visão dessa comunidade do Mirim e fazer com que eles sejam vistas com respei. Só assim poderemos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde não apenas as diferenças sejam respeitadas, mas também sejamos uma coisa só.

Dúvidas Frequentes

  • Quem são os povos indígenas? Os povos indígenas são aqueles que têm uma origem étnica e cultural autóctone, ou seja, que habitam a região desde antes da chegada dos invasores.

  • Como é a situação de saúde na comunidade do Mirim? A falta de acesso a água potável e ao saneamento básico é justamente um dos principais problemas de saúde na comunidade, piorando ainda mais a situação de saúde da população. Pode resultar em doenças como as diarreias e insuficiência respiratória.

  • Quais são os direitos dos povos indígenas no Brasil? Os direitos dos povos indígenas incluem a posse e a permanência em suas terras, o acesso a serviços como saúde e educação, a liberdade e a proteção de suas culturas.

Referências:


Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.