Atualizado em
O que faz um Psicopedagogo em Sala de Aula
Em uma escola moderna, não é mais possível deixar de lado a presença de um profissional especializado em atuar na sala de aula ao lado do professor. É comum ouvir falar em terapeutas, doutrinadores, assistentes sociais e outros profissionais que trabalham em parceria com os docentes. Nossa atenção hoje se concentra em um desses profissionais: o psicopedagogo.
Quem é o Psicopedagogo
Somos psicopedagogos e trabalhamos constantemente em parceria com os professores para criar estratégias de ensino personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada aluno. Nosso objetivo maior é trabalhar na avaliação do desempenho dos estudantes, detectar problemas comportamentais, cognitivos ou emocionais, e desenvolver estratégias para auxiliá-los a aprender de forma mais eficaz.
Atuação do Psicopedagogo na Sala de Aula
Nossa atuação na sala de aula é multifacetada e inclui desde a realização de avaliações para diagnosticar possíveis problemas de aprendizado até a elaboração de planos de intervenção para os alunos que necessitam mais apoio. Trabalhamos em estreita colaboração com o professor, compartilhando informações sobre o progresso dos alunos e sugerindo adaptações no plano de ensino para melhorar o aprendizado.
O Que Faz um Psicopedagogo em Sala de Aula?
Trabalhamos para oferecer suporte integral aos estudantes que enfrentam desafios no aprendizado, envolvendo-se desde ajudá-los com desafios comportamentais até orientá-los em questões cognitivas. Nossa presença na sala de aula permite:
- Diagnosticar problemas: identificamos precisamente as dificuldades dos estudantes, seja elas comportamentais, cognitivas ou emocionais. Isso permite que os professores ajustem seu plano de ensino para atender aos alunos que mais precisam da nossa ajuda.
- Trabalhar com professores: A cada dia, não paramos de conversar com os professores para ajustar as estratégias de ensino em conformidade às necessidades individuais de cada aluno. Isso evita que, por exemplo, haja um obstáculo cognitivo decorrente, em grande parte, da insuficiente capacidade de uma sala para realizar treinamentos e demonstrativos detalhados.
- Implementar intervenções: trabalhamos na elaboração de planos de intervenção de intervenções personalizadas para fornecer suporte adicionais aos estudantes que precisam mais ajuda.
- Ofecer técnica e orientação educacional: Nossa presença na sala de aula permite aos professores buscar orientação específica dentro do domínio de psicologia educacional e pedagogia, melhorando, assim, o desempenho dos alunos.
Planejamento e Avaliação dos Alunos
Oferecemos suporte acadêmico, avaliando em permanentemente o progresso dos estudantes. Quando necessário, concebemos um plano de reabilitação que se ajusta especificamente aos seus desafios. Em cada sala, encontramos o jeito de nos entendermos a ponto de criar um equilíbrio harmônico, tornando a nossa união bem-sucedida.
Como o Psicopedagogo pode Lhe Ajuda
Somos criativos e flexíveis e respeitamos o fato de que cada escola tem o seu próprio ambiente, e seus próprios problemas. Visitamos a escola oferecendo nossos serviços.
Planos de Intervenção Personalizados
- Forneceremos apoio aos professores, orientando-os a identificar alunos em desarmonia, e como criar estratégias educação inovadoras e criativas para cada um deles chegar o seu desempenho almejado.
- Em casos com menores e alunos de idade, sempre trabalhamos de forma carinhosa e personalizada. Uma atuação educativa e mais sensível, baseada na psicologia do ser criança.
- Com o objetivo de evitar a exclusão, ou a abstenção desses estudantes, fazemos parcerias com outras especialidades, e outros profissionais da educação, resultando na implementação da melhor solução e maior apoio ao aluno.
Prejuízo ou Prevenção
- Cada criança com quem nos encontramos e com que trabalhamos, é uma amizade maravilhosa! Em suas mensagens de amizade a nós, graças à nossa parceria, revelam bem como existe um coração mais vivo.
- E, ainda que os avanços tenhamem sido merecidos, vivemos em um país em que lamentavelmente ainda vemos e reconhecemos sinais de declínio de amizade e apoio mútuo entre filhos da escola.
- É através da nossa ação conjunto, que chegar a mudar o equilíbrio negativo, percebido nesses alunos já.
Contribuições Conceituais
Fizemos muitas considerações sobre o que somos e o que fazemos. Com efeito, todos os relatórios nos lembram que os sucessos obtidos seriam possíveis não só pelo seu merecido conhecimento profissional, mas sim talvez a uma força especial não sujeita a uma formação especializada, como os professores, pela sua experiência vivida junto daqueles educandos.
Conclusão
Entendemos nos termos de nossas ações os benefícios decorrentes em cada sala de aula. Também reconhecemos a reunião de bons resultados entre professores, psicopedagogos e alunos. Na nossa percepção, trabalhamos como uma equipa. Adentrando constantemente, encontramos nossa necessidade cada vez maior.
Perguntas Frequentes (FAQs)
- O que são Psicopedagogos? Um profissional de psicologia que estuda, diagnóstica e trabalha com problemas relacionados a aprendizado, como dificuldade de aprendizado, depressão, ansiedade, TDAH, etc.
- Como trabalham psicopedagogos com alunos? Ressaltamos que são parcerias. Assim, temos contato frequente com os professores e professores-complementares da instituição e recebemos constantemente informações e relatos sobre as dificuldades e progressos apresentados pelo aluno.
Referências
- Organização Mundial da Saúde (OMS). (2012). Saúde Mental no Contexto da Educação.
- Psicologia Clínica. (2012). Manual de Psicologia Clínica.
- Brasil. Ministério da Educação. (2006). Diretrizes Curriculares Nacionais
Esta é uma oportunidade para, imediatamente, os nossos servícios serem ofertados em um local distante de você, com as muitas vantagens que as remotizações das ações, permitem que você, apenas, tenha acesso ao profissional!