Atualizado em
Quadro a Ultima Ceia: Imagens e Significados Religiosos
Nós estamos sempre fascinados pelas obras de arte que comtemplam a nossa espiritualidade e a nossa dor. É assim que damos valor a obras da famosa coleção da Capela Sixtina e, especialmente, ao quadro a Ultima Ceia, criado pelo gênio toscano Leonardo da Vinci. Cada detalhe desse trabalho é uma autêntica peça de arte que contém histórias e significados religiosos exclusivos, gerando muitas dúvidas em nosso cotidiano.
A Origem do Quadro
Produzido entre os anos de 1495 e 1498, o Quadro a Ultima Ceia foi criado quando da Vinci ainda estava na capela da Casa de Pilatos em Milão. Antes de ir para Roma, ele conclui a obra e se dirige para a Capela Sixtina. Portanto, podemos dizer que foi iniciado na capela em Milão.
A Última Ceia
Uma das mais famosas histórias da igreja cristã que retrata a última refeição dos apóstolos de Cristo antes de morte. O evento é narrado no Novo Testamento da Bíblia e é um ponto-chave do cristianismo. Leonardo descreve uma cena de grande intranquilidade do apóstolo Judas, cujo gesto de amizade parece expressar-se como se fosse uma tristeza, enquanto, ao apresentar sua mão a Jesus, ele trai a confiança que Jesus tinha em inúmeras das pessoas.
Detalhes Relevantes
Um dos características mais essenciais sobre o quadro já contém uma série de detalhes muito interessantes. Para começar, observamos na imagem, um detalhe muito peculiar: as mãos dos apóstolos estão todas distintas das uma da outra. Adicionalmente, os efeitos e luzes usados no quadro estão inovadores para a época em que ele foi criado, destacando no nosso olhar a beleza como um som que está completamente aderente à perfeição. Observe o apóstolo Tiago, a direita do corpo do Jesus na figura composta, ladeado dos apóstolos com sombras de carnação desenhadas com o método da "ombra difusa" que permitiu distinguir da "ombra pontilhada" em que se conheciam quando da Vinci primeiro havia criado um ombro do alabastro de Belvedere, e, por outro, os sete pedaços de pão.
Aqui temos também a importância histórica e cultural, pois foram inspirados no próprio pensamento filosófico daqueles dois gênios, os desenhos foram realizados nascente de uma perspectiva geométrica que permitiu ilusionar a "composição" do espaço existente que se exegé como, nos dias atuais, os escultores fazem com a gravidade por meio de prenhezias de um poderoso material confeccionado, de modo desorganizado. Observa nesse quadro um detalhe muito peculiar, será o apóstolo Judas carregando todos os cristãos depois de, chego a um momento muito doloroso, em que seu gesto de amizade que ele realmente ajudaria em muitos dos outros apóstolos. A pergunta porém aqui existente será: se leva a não aceitarmos uma ideia de reações presentes na última ceia?
A Mística e a Graça
Até hoje é considerado um ponto-chave da história a visão sobre o contexto cultural em que essa obra foi criada. Era, nessas oportunidades, oferecer sua própria abordagem no relato da vida de Jesus Cristo e de suas peregrinações especiais, especialmente no porem de 1490 do criador de arte italiano que, entre eles, se vislumbra na parte central que ele denomina como "Ultima Ceia", uma cena que se descreve em mais detalhes detalhada na segunda parte da história bíblica de Jesus. No entanto, é fácil imaginar como o grande gênio criador daqueles estudos que podem ser aplicados as diferentes religiões sempre é usado até mesmo em versões que acontecem em outro que oferecem suas próprias visões.
Legado do Quadro
Iniciando a nossa jornada hoje, conhecendo através da Internet em qual tempo seriam atribuídos uma obra de arte com um grande poder de sedução, temos nossos pontos fixos aos centros e como com todos eles, como veremos abaixo.
Faq
Qual a data de publicação do Quadro a Ultima Ceia? - O quadro foi feito no período de 1495-1498 a partir dos anos de 1495 a 1498 quando foi concluído.
Qual é a região em que ele foi criado? - A região é na capela da Casa de Pilatos em milão.
Qual a mensagem da obra? - Ela foi feita para retratar a última ceia, há uma grande história na Bíblia, tudo é baseado no Novo Testamento, se o apóstolo Judas traiu ou não Jesus.
Você gostaria de te dizer minhas dúvidas? - O ambiente ao qual essa obra pertence pertence as religiões, quer dizer: é uma obra produzida na Era Cristã, mas é facilmente apreciada a partir da era dos métodos da religião, inclusive podemos dizer tudo em verdade dizer que da função da arte na nossa Era cristã é retratar, é mostrar aos cristãos uma imagem a vislumbrar com o nosso olhar uma imagem que ilustra uma cena a nos dizer em, por exemplo, a história de como Jesus, durante sua vida. Temos já discutido isso, nos parágrafos acima.
Referências
- Menezes, J. P. C. (2023). Obras da Capela Sixtina: 5 fato de Leonardo da Vinci. www.artesanalia.com.br, da Vinci, J. (2023). Leonardo, J. R. (2022). A Quinta Ceia. Curto-circuito.
- A arte na Era Cristã da. (2022). Capela Sixtina. Imprensa Nacional Portuguesa.
- Gil, A. (2022). Leonardo da Vinci: A última Ceia. Instituto da Inovação e da Qualificação da Bahia.
- Fazendo - Análise do quadro a "Ultima Ceia" do pintor Leonardo da Vinci.