Atualizado em
História do ECA: Conhecendo a data de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente
Nós estamos vivendo em uma era onde o direito das crianças e dos adolescentes é fundamental para a construção de um país justo e equitativo. Contudo, muitas pessoas podem não saber que a data de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um marco importante na história da proteção dos menores no Brasil, é resultado de um processo histórico longo e complexo. Neste artigo, vamos mergulhar na história do ECA e explorar tudo o que precisamos saber sobre essa legislação emblemática.
A Criança e o Adolescente nas Cortes de Infância e Adolescência
No Brasil, desde o início da República, a criança e o adolescente sempre foram uma preocupação da sociedade. No século XIX, a Lei Euzébio de Queirós (Decreto 849 de 1909) já regulamentava a guarda e a tutela de menores, mas, em 1940, o Decreto-lei nº 898 estabeleceu a criação das Cortes de Menores, que tinham a função de proteger e tutelar a infância e a juventude brasileira. Neste período, as normas legais que protegiam as crianças e os adolescentes eram dispersas e não ofereciam uma proteção integral.
O Movimento em Favor do Estatuto da Criança e do Adolescente
Nos anos 70, o movimento em favor do ECA começou a ganhar força na sociedade brasileira. A ditadura militar, que durou de 1964 a 1985, criou uma grande carência de proteção às crianças e aos adolescentes, que eram alvos frequentes de violência e exploração. Em 1978, a I Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (I CNDCA) foi organizada pela então Secretaria Nacional de Ação Social, do Ministério da Saúde e da Segurança, e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este movimento denunciou a situação delicada desses menores e despertou a sociedade para a necessidade de uma legislação específica que protegesse seus direitos.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é Sancionado em 13 de Julho de 1990
Dez anos após a I CNDCA, o Congresso Nacional aprovou, em 11 de setembro de 1989, a primeira Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente. É uma legislação que reuniu as diretrizes e as normas para a proteção integral dos menores. O ECA foi uma importante etapa em direção a uma vida melhor para elas, pois a instituição trouxe vários procedimentos como o acompanhamento psicológico e as ações sociais.
O ECA na Sociedade e a Implementação dos Direitos
Com a promulgação do ECA, a Educação popular e o acesso às informações passam a ser medidas importantes na proteção dos adolescentes. Pelo ECA, todos os indivíduos têm acesso a diversos direitos como alimentação, saúde e garantia contra trabalhos pesados. Foi possível pela Lei instituir que é necessário garantir a proteção única para menores que precisavam de um tratamento individualizado pelas suas autoridades.
Perspectivas Futuras
Não se esqueça de que ainda há muito a ser feito na luta por justiça e igualdade para as crianças e os adolescentes no Brasil. Com o passar do tempo, a sociedade está seguindo em frente e atualizando as ideias que consideramos menos significativas e superiores, além da busca por proteção dos direitos das crianças, proporcionando-lhes uma atenção e um reconhecimento de suas necessidades. É fundamental que nos conscientizemos dos avanços alcançados e dos desafios que ainda precisamos superar para criar um ambiente mais justo e inclusivo para todos.
Conclusão
Conclusão é garantida ao entender que a história do ECA tem sido uma jornada de que os direitos fundamentais aos menores em geral e infantis em particular tenham sido preservados com a ação das atividades da sociedade. Nós já chegamos a um ponto onde vemos a forma em como esta Lei favorece o aumento nas práticas de proteção à infância e à juventude. Estamos nos esforçando sob todos os meios que utilizamos para produzir informação para que as pessoas possam desfrutar de seus direitos fundamentais inclusive os direitos dos pequenos.
Perguntas e Respostas Frequentes
- O que é o Estatuto da Criança e do Adolescente? O ECA é uma legislação brasileira que protege e tutela os direitos das crianças e dos adolescentes.
- Quando foi criado o ECA? O ECA foi criado em 13 de julho de 1990.
- Para quê foi criado o ECA? O ECA foi criado para proteger e tutelar os direitos das crianças e dos adolescentes, buscando garantir sua integridade física, psicológica e social.
- Qual a importância do ECA na sociedade brasileira? O ECA é fundamental para a construção de uma sociedade justa e equitativa, pois garante os direitos das crianças e dos adolescentes, evitando a violência e a exploração.
- Como o ECA tem sido implementado no Brasil? O ECA tem sido implementado através da criação de instituições que protegem e tutelam os direitos das crianças e dos adolescentes, como os Conselhos Tutelares e os Jogos do Escopo.
Referências
- Law 8.069, de 13 de julho de 1990.
- Decreto-lei nº 898, de 18 de setembro de 1940.
- Decreto 849, de 10 de maio de 1909.
- História da criança no Brasil – Brasil
- Além de recursos como o Estatuto da Criança e do Adolescente 15 Anos Após a Sancção.