Atualizado em
Rafael Sanzio e a Escola de Atenas na Arte Clássica
Na rica história da arte clássica, há um momento singular onde as linhas de gênero específico de arte de Roma se cruzam com as de períodos culturais, como a Antiguidade grega. Foi durante esse período de contaminação de influências, onde surgiu uma grande obra-prima de arte concebido por Rafael Sanzio, em sua "Escola de Atenas". Pois bem, nossos objetivos aqui são elucidar essa grande mudança na arquitetura da arte, como ela forneceu inspiração para os artistas pós-renascentistas e discutir os principais pontos dessa obra fascinante de arte produzida no século XVI.
O Contexto Histórico
É sabido que o Renascimento se caracterizou por uma era de reavaliação das fontes clássicas da cultura grega e romana. Isso se refletiu na filosofia, na arquitetura e na arte em geral, e a corte papal em Roma é um bom exemplo de como ela se abriu nessas influências. De fato, esse revival da arte e cultura renascentista resultou na produção de muitas concepções notáveis de arte, como obras do pintor renascentista in: Herculano, de Giulio Romano e de Parmigiano. Mas o nosso foco agora está em uma das suas principais produções desse período.
Rafael Sanzio de Urbino, apelidado de Rafael, é destacado por suas habilidades impressionantes em pintar quadros no estilo renascentista. Sua Escola de Atenas consta de duas coisas principais: nela, ele resume sua visão sobre a formação das ideias clássicas e esboça, de certa forma, como eles vislumbravam essas suas ideias em obra de arte. As imagens com as quais a arte do período se preocupava eram temas clássicos da filosofia, como a luta pela beleza, pela verdade e pela moralidade.
As Figuras Pioneiras
Quando você está na "Escola de Atenas" de Rafael Sanzio, é possível ver que ele cuidadosamente retomou figuras simbólicas da arte clássica. Uma de suas alunas mais íntimas na arte renascentista — por exemplo— de quem estamos falando é a Atenas. Trata-se da representação feminina da sabedoria coletiva nas profissões dos grandes intelectos antigos: Aristóteles, Platão e Sócrates. Inclusive, além do conhecimento e da sabedoria que possuem, cada pessoa em sua figura teológica, representando conceitos clássicos, é uma profissão bem definida. Há Sócrates com seu uso da razão como recurso e Aristóteles como seu oposto, mas o mais produtivo agente de aprendizado sobre a justiça na greca antiga ele é Platão.
A Imitação da Clássica
Por mais que os artistas do Renascimento fossem chamados de neoclássicos, é impossível negar a mistura das formas entre diferentes período história cultural no trabalho de Rafael Sanzio. Segundo autores e historiadores da arte, você pode mencionar que foi nesse momento a coexistência entre formas romanes que corriam no auge, com elementos e elementos a florescer no início do século XV na Itália. Em outras palavras, o ecletismo é uma característica de seus tempos — seja na relação da pintura com esculturas, construções ou mesmo trabalhos posteriores muito após sua produção, era uma questão da experiência artística de sua geração.
A Legado
Rafael Sanzio e sua Escola de Atenas ainda hoje são referências influentes para os artistas e acadêmicos. Isso acontece quando lemos trabalhos posteriores de Miguel Ângelo, do Pintor Francisco e de Ticiano — de quem não podemos descuidar, e então pode ter criado inspiração de entre suas conquistas. Mas os que precisam entender o seu impacto especial é não apenas na academia de arte em si, mas também na influência que transpôs no espaço e arquitetural. A influência e inspiração na renovação do mundo artístico se expandiram para todas as partes do Reino Unido, bem como de elementos fundamentais importantes na construção de avenidas em Paris com características dos tempos e estilos fascinantes de beaux arts.
Condições de Contexto para o Pós-Gregoriano
Nas décadas de 1930 a 1950 da renovação da ordem fascista, antes de segurar um período marcado pela conquista genérica da obra religiosa com "O Senhor do Castigo e a Divina (Fulano)" — era marcado por elementos de tempos anterior aos que se destacavam tanto pelo brilho como pelo profundo esplendor arquitetónico, nos movimentos que impulsionavam bem como pelo que poderíamos entender como existência dos recursos que poderiam criar uma obra de arte fascinante e bem explicavam por contundência de todas essas as histórias citadas da arte, usando elementos de mudanças notáveis da obra com todas as partes sob cujo impacto da era imperial que, ao passar entre mim e bem-sucedido no sinal mais do que foi precário, por isso o que este homem fez com arte religiosa era ter muito de romança no seu belo trabalho, por estar muito por cima dos seus contemporâneos — era isso que permitia a todo sujeito que realmente aprendia a se sentir de admirar sobre o feito da memória.
Definição e Significado da Artificação
Um fato curioso, quando tivemos o acesso a grandes pinturas do início do século XVI — isso quer dizer antes da completa queda da arte clássica de Roma e da consequente restauração e revitalização a que se refere — foram feitas em um momento de efervescência artística. Assim, "O Senhor do Castigo e a Divina" assim como outras obas teorias artísticas significativas cujo conjunto de suas realizações visivelmente fazem uma distinção bastante marcante por contundência do que havia por frente, ao que tivemos acesso em tempo de uma nova abertura para os lugares que podem ter aprimorados seus conhecimentos na sua abordagem - mesmo com as influências feitas por Roma renascentista estão concretizando concepções em elementos por toda parte. "Senhor do Castigo" poderia ter alcançado tal por ser bem fundamentado.
Conclusão
A inigualável "Escola de Atenas" do Rafael é uma das obras mais significativas do clássico renascimento e — em vez de um sintoma de época —, tem-se mantido fiel não apenas à linguagem da arte clássica, mas também às ambições das reformas que vivenciou de maneira intensa. Novos artistas nasciam com oportunidades imensas, sem perder de todo a verve e entusiasmo de uma arte revivida, descontrário de si mesmo, e por isso de toda uma cultura que se tinha visto, em outras palavras, crescendo continuamente na Itália. Tal fato — enquanto pintor fascinante que teria sabido bem a artizar, é quando ele alcança esta qualidade que em toda a discussão foi compreendido pela nossa obra.
Perguntas Frequentes
- Quem é o Rafael Sanizío e o que ele fez no que se refere a obras de arte? Rafael Sanzio foi um pintor renascentista que viveu entre os séculos XV e XVI. Suas imagens têm em comum a renovação dos conceitos da Renascença de Antiguidade. De certa forma, era o retratista de padrões da nova cultura política e escultural representando suas ideias no século XVI.
- Onde se encontra "A Escola de Atenas"? Essa das dúvidas não tem um cenário específico. Ela existe inteira e no formato comum das imagens, através de códices de arquivos em devoção à Sagrada Trindade. Há uma imponente cópia do que parece uma grande pintura da Escola Geral de Atenas em detalhe do famoso emblema de propriedade visual de Vaticano 4 no Vaticano que são suas ótimas escolas de arte. A obra clássica "A Escola de Atenas" foi transferida também por artistas para áreas de arte específicas, mas como ele fala de escola, eles não as colheram inteiramente.
- O que e como Rafael influenciou a arte após sua morte? Rafael Sanzio apresentou um conceito histórico intenso de sua obra prática em meio ao Renascimento — e em todo lado ao redor e após sua morte, sua arte influenciou os arquitetos pelos seculares da pintura neoclássica e até na final do século XX os neo-romances em ambos os processos onde estavam criando uma pintura das figuras clássica (mão direita em posição mais lesta como nas estátuas). Depois da primeira concepção clássica da escola renascentista, os artistas realizaram obras notáveis com sua antiga inspiração clássica em seus projetos. Seu legado duradouro na arte não apenas inspirou os artistas, mas também introduziu o conceito de arte renascentista e suas conexões no mundo geral das artes, como uma influência de verdade.
Referências
- "La Grande énigme du cinéma italien."
- Ficha oficial de Rafael Sanzio no site da Fondazione Palazzo Barberini.
- Rafael Sanzio (Santísimo Salvador).
- Um resumo édito sobre sua vida e sua arte no "Grande Canal".
- Rafael, historiador para artistas de arte.
- Obras e códices de arquivos em: Livro do homem de virtudes.
- Rafael en: 'Enciclopedia British .