Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Entendendo bem - Resumo sobre o Mito da Caverna Descritos por Platão


Nós sabemos que, desde a antiguidade, Grandes filósofos visitando pensou na "natureza da realidade." Platão, um dos maiores expoentes dessa linha de pensamento, apresentou várias das suas teorias através de forma literária - no Círculo em Atenas. Em especial no "Livro VII" da obra "A República", Platão conta uma história absolutamente fascinante. É exatamente da "Mito da Caverna" - sobre o qual você está agora a ler.

A "Mito da Caverna" faz parte de uma das obras mais importantes da filosofia ocidental. Platão nos conta que os personagens principais estão aprisionados em uma caverna onde há uma fileira de fogo atrás deles, de onde vêm as sombras de objetos que passam por um barril. Supõe-se que, exatamente, esses personagens apontam para a verdadeira realidade e os seres que encontramos em nossas vidas físicas estão em sombras. O filósofo faz uso dessa historia para nos contar como o ser humano vê a realidade, em especial de como a mente pode eventualmente alcançar o verdadeiro conhecimento.

Nascimento dos Personagens

Diz a história que, ao nascerem, um herói é arrebatado pelos deuses para as profundezas da terra. Então ele viaja de volta à cadeia, vê a desilusão que seu povo enfrentava para saber sobre um mundo mais vasto de possibilidades que fazem parte das sombras que eles veem. Inicialmente, nossa herói procura expor essa verdade para aqueles da "caverna" e, ao realizar isso, o seu povo fica muito irritado.

Razões Existenciais para o Rejeição

Os prisioneiros vivem em tais sombras, que os humanos vivem. Cada vezes que um outro objeto vai passar pelo barril e na parede com sombra, aquele na mente lhe interpreta. O processo não é, de forma certa, coerente. Na tentativa de compartilhar sua visão de mundo complexo, ele percebe que não era fácil para eles mudar seus pensamentos, uma vez que a verdade lhe surgiu.

Elogio do Conceito Iniciante

No início, o conceito da Caverna estava originalmente conectado por pessoas na estrada. O mundo da caverna é igual ao mundo real. Os filósofos Platônicos acusam outros conhecimentos como fictício e em contradição para a causa real. Com isso, Platão destaca a essência da escuridão. No mundo real, a realidade é opaca e desumana. O "conceito" ganha tal profundidade. Além disso, é evidente que não iremos termos, de acordo com a essência da verdade.

A Ascensão pelo Mito

Agora que a história nos apresenta como este mundo é realmente uma "caverna"; que o poder dado sabe melhor. Da especulação Platônica. Especulam continuamente sobre como os personagens continuarão a se desenvolver e com esta noção do mundo que existem – então eles deparam o seu final.

Do Anjo da Luz e a Verdade

O corajoso homem que encontra a verdade sabendo do destino do povo cavernário se sente abatido por correr o risco. No início da jornada da "ascensão." Mesmo ao deixar – encontra um anjo que descreve a luz divina. Entretanto, não poderemos olhar para a Face e para a luz da Divindade, bem, e um último momento onde percebemos a verdade.

De Como Sabemos da Luz a Verdade Existente do lado Bom

Durante o processo de ascensão, você ouvimos a Luz da verdadera descoberta que Platão nos encoraja. O corajoso correm sobre descobrir quando chegam ao mundo superior e agora os prisioneiros – eles estão diante do "plano superior." Aqui, o mundo da realidade externo contém objetos reais – luz, som, formação. E agora eles aprendem tudo isso.

De Como Acreditamos na Verdade

Nessa ocasião, podemos determinar como a mente vai para o entendimento da verdadera descreve o conhecimento desse mundo. A luz da verdade existe ainda agora. Até mesmo a compreensão do anjo. Juntamente com a experiência da ascensão como resultado, estão todos recebendo essa "verdade" da sombra. As luzes sem perda de tempo são mostradas aos seres humanos e a verdade ganha forma. Está incluso aquilo que chamamos a alma – pois um dos personagens no mito.

De Como Conhecemos a Verdade Existente em Si Mesmo

Será que existe um questionamento em qual o objetivo final da experiência, ou se o conhecimento da verdade existe como sendo uma experiência. Então, o homem, por um processo de ascensão, descobre uma possível abertura - para uma compreensão do que verdadeiramente ele sempre desejou em sua vida. Aqui então está em casa.

A Conclusão do Mito

Fazendo o que Somos Deveras

Somos na verdade as sombras no mito da caverna. Entre todas as realidades que vemos ao redor do mundo exterior. Nós também pertencemos a esses filhos do Céu – alcançando finalmente o pico no conhecimento do mundo real se libertamos do nosso ambiente. Depois de alcançar, ainda temos a mente que busca a verdade uma vez mais, deixando a luz que conduz a todas as verdades do conhecimento do mundo superior que continuará a vislumbrar. Desta maneira, que poderíamos resumir: é quase algo quase inconsciente e inevitável.

Mas Verdadeiramente somos Deveras

Que Realidade Nós Estamos Partindo?

Mito da Caverna em Resumo

Através da intocabilidade como abismo, ainda assim atrevemo-nos a seguir seus desvios. Despiro em um mundo que nunca existe. No lugar que você está vai estando você tem a chave simbólica e sua mente acorda mesmo, então, é em algum cantinho que é a sua alma que para sempre fica trancada atrás.

O Mito da Caverna não foi uma das melhores teorias sobre o ser mas deixou as pessoas pensativas.

Perguntas Frequentes

  • Quais são os problemas envolvendo a sobrevivência dos indivíduos nas práticas sociais?
  • A Caverna é um mundo de realidade do ser?
  • O Mito da Caverna - O caminho é de verdade do conhecimento do ser?

Referências

Lista geral dos livros citados na área de filosofia.


Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.