Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

Entendendo a Diferença entre RNAs e DNAs: O que você precisa saber


Somos seres vivos incrivelmente complexos, compostos por células que, por sua vez, são formadas por milhares de processos biológicos que acontecem em segundos, minutos ou horas. No centro desse tecido vivo existe algo que nos diferencia dos outros seres vivos: o DNA. Sim, aquele código de genes que existe em nossos núcleos celulares, que indica como devemos crescer, como devemos aprender e como devemos nos manter saudáveis. Mas, afinal, o que é DNA e como ele se relaciona com os RNAs?

O que é DNA e como funciona

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma longa molécula que contém as instruções geneticas para o desenvolvimento e a manutenção de todas as formas de vida. É feito de quatro bases nitrogenadas - adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T) - que se combinam de forma a formar uma sequência única em cada determinado indivíduo. Esta sequência é como um livro de recipes que nos ensina a montar nossas células, a produzir proteínas, a mover nossos músculos e a nos manter frescos por todo tempo.

O DNA é organizado em genes que são segmentos curtas de sequência que codificam proteínas determinadas. É uma linguagem muito poderosa e importante na biologia, e as pessoas que têm conhecimento de sequências de DNA, realizaram, desde os anos de 2000 algumas importantes descobertas. Há, por exemplo, o DNA mitocondrial que encontramos nas mitocôndrias, as "fábricas de energia" das nossas células. É no DNA mitocondrial que se passa a esses poderosos organitos as instruções para produzir as proteínas necessárias à geração de energia. Quando surgiu o RNAs?

Introdução aos RNAs

Os RNAs (ácido ribonucleico) são outras moléculas que contêm sequências de nucleotídeos que codificam informações genéticas. Há muitos tipos de RNA, mas o mais importante é o RNA mensageiro (mRNA). Ele leva as instruções genéticas do DNA para as células produtoras de proteínas. No interior das células, o mRNA atua como um intermediário entre o DNA e as proteínas. É como se a planta criasse o produto desejado através do aplicação dessa primeira informação escrita no livro.

Entre os diversos tipos de ácidos ribonucleicos, menciona-se o fragmento de ARN denominado "Transferência de RNA" com o acrônimo de tRNA, cujuas corpo transporta os aminoácidos para a "Montagem Proteica". Já outros exemplos, como o vRNA, denominam-se "Viruses-RNAs". Eles são o material genético de bactériofagos e também o do herpes simples.

As Diferenças Entre DNAs e RNAs

Essas duas bases de codes são excelentes por todos os seres vivos na Terra, funcionando como informações. De todas formas, existem outras grandes diferenças que as distingue e que tornam estas informações únicas. Por exemplo, em o RNAs encontramos a molécula desprovida de grupos fosforílicos no cadeado helicoidal. Aqui está presente a principal diferença na sua composição entre os DNA e RNAs.

Outra grande diferença está na permanência de o DNAs e RNAs em cada que. O RNA consegue estar dentro de uma célula por uma muito pouco tempo geralmente da duração de vários minutos. A este tempo, que estão desprovidos de fases duplicação célula tem acabado-se de maneira irrevível de forma irrevogável. Existente em contato direto com o mundo imediato por meio de sequência de nucleotídeos, ele leva a informações desde o DNA até processos intracelulares e de reatividades totais. Isso é apenas uma das coisas super complexas, porque se asseguram através de o vínculo intermoleculares e intermolecularity.

E depois, por que uma dessas seqüências é encontrada apenas no núcleo celular enquanto outras tipos existir em outro deslocamento espacial. Nesse caso, poder-se-ia usar o código nuclear de um tipo de ácido nucleico tendo outro tipo de uma água, em outras palavras, o método mrito do DNA - é usando desse tipo no núcleo. Esse tipo que de célula adquiriu um novo papel - os RNAs de transferência.

Usos e Importância dos DNAs e RNAs

A ciência dos genes revelou que o RNA desempenha um papel ainda maior na programação do código genético e estamos sempre aprendendo mais sobre a função dos RNA na programação e implantação do DNA. Nossa vida é composta por uma combinação de dois códigos. Para nós, os seres humanos, e de acordo com cientistas, isso está funcionando na manutenção de nossas células.

Você sabia que à cada segundo, aproximadamente 500 mil células do nosso organismo são substituídas. Com isso, entendemos a importância que ter o DNAs e RNAs têm para o manejo que o corpo humano exerce da manutenção constante de todas as células tendo em tudo aquilo que eles fazem em geral. Porque precisaremos cuidar bem de nós, garantindo, portanto, uma manutenção correta das células que formam nosso ser, mantendo nossa condição de cada vez. Contudo, ficou em claro que também ainda tem mais ver com base a que tipo do RNA presente na célula.

Diferenças nos Níveis de Complexidade

O que acontece é a complexidade da ordem 0.01, quando nós, no sistema biológico, tudo é perfeito. Em condições normais, a diferença daz entre RNAs e DNAs (os quais ou expressam sistemas) já não são necessárias para se usar na escrita dos sistemas necessários na sua função característica desse ácido nucleico.

A ordem 0.01 consiste em sequência da bioblue com um dado fator de reconhecimento para um qualquer tipo de moléculas intermediárias entre os RNAs de transferência. As limitações do texto se resolvem com um qualquer valor "câmodo" para a ordem a essas dificuldades dos RNAs tendente na análise de segurança. Importante nesse par de acordos, e são necessários conhecimentos para aplicação no seguimento na ordem 10, de moléculas de segurança em o DNA e de seção segura "intermédia".

Conclusão

Com essa comparação dos dois códigos, entendermos como o corpo humano funciona. A prevenção para a doença fala pelo seu nome, a prevenção realizada para a função da célula própria do homem . Podemos continuar agora conosco e seguir aprendendo sobre DNAs e RNAs e sobre o mundo que está nos servindo a cada momento para a vida normal. Esse mundo minúsculo na qual o DNA e RNAs agem nas células da vida para manter o equilíbrio como é razoável e perfeitamente de acordo com a nossas necessidades.

FAQ

  • O que é DNA? O DNA é uma longa molécula contendo as instruções genéticas para o desenvolvimento e a manutenção de todas as formas de vida.

  • O que é RNA? O RNA é uma molécula que contém seqüências de nucleotídeos que codificam informações genéticas e atua como intermediário entre o DNA e as proteínas.

  • Qual é a principal diferença entre DNAs e RNAs? A principal diferença é que o RNA consegue estar dentro de uma célula por um tempo curto, geralmente da duração de minutos, enquanto o DNA pode manter-se dentro da célula durante todas as fases da reprodução.

Referências

  • Nusinow, D.P., Parker, E.T. & Younger, S.N. Architecture of the eIF2 complex. Nat Struct Mol Biol 22, 1033-1039 (2015)
  • Sibbald, R. & Symmons, M. F. Structure of human eIF2 and its interactions with guanine nucleotides. Nat Commun 6, 1-10 (2015)
  • Wek, R. C., Jiang, H. & Wei, H. C. Eukaryotic Initiator Factor-2 Kinase: Molecular Cloning, Gene Expression, and Function in Regulation of GCN2 Kinase, which Plays an Essential Role in the Amino Acid Deprivation Response. Mol Cell Biol 10, 2492–2504 (1990)

Em determinados momentos, o corpo consegue realmente prevenir que, no DNA, alguma instrução seja desse ácido em qualquer célula do corpo humano .


Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.