Atualizado em
Tipos de Sangue: Conheça os principais grupos sanguíneos.
====================
Nós, cidadãos do século 21, somos cúmplices de um verdadeiro milagre da medicina: a gestão de sangue suficiente para salvar vidas em casos de emergência. Mas você sabia que nem todos os tipos de sangue são iguais? Quem tem A+, pode doar para quem tem A-? Nós vamos descobrir juntos quais são os principais grupos sanguíneos e por que eles importam tanto para o sistema de saúde.
O que é o Tipo Sanguíneo?
O tipo sanguíneo é determinado por dois fatores principais: os antígenos A e B, e o fator Rh. Ensinado no ensino fundamental, esses conceitos já conhecemos a base dos tipos sanguíneos. Ao se casar ou se corresponder, você deseja saber este detalhe para evitar complicações que a prevenção poderia evitar. Mas é isso mesmo? Nós vamos conhecer mais detalhes.
Classificação dos Tipos Sanguíneos
Há quatro grupos principais: A, B, AB e O. Cada grupo ainda pode ter dois sub-grupos: positivo (+) ou negativo (-), dependendo do fator Rh. A divisão ocorre da seguinte forma: Quem tem os antígenos A e B, pertence ao grupo AB. Quem tem apenas um antígeno, pertence a A ou B. Quem não tem nenhum pertence ao grupo O.
Os Quatro Grupos Sanguíneos
Grupo A
Nossa História com o Grupo A
Nós ainda vivemos em um mundo onde casos de transfusões erradas podem ainda ocorrer. Porém, as melhorias de infraestrutura no sistema de saúde nos deram de volta nossa liberdade, em alguns casos. Além de permitir a doação para quem recebe o grupo A-, os portadores já podem ser considerados compatíveis para as necessidades das crianças nascidas com o problema.
Grupo B
Como Identificar Se Você Pertence ao Grupo B
Para saber se você é do tipo B, basta verificar se você tem ou não o antígeno B. Caso tenha, você é do tipo B. Lembre-se que você possui o antígeno A ou B ou nenhum deles que indica o seu grupo sanguíneo. A descoberta de sua compatibilidade fez muitas diferenças se tornarem superável.
Grupo AB
Porque o Grupo AB É Considerado Universal
Fala-se em universal doadores e recebedores, mas, no caso do AB, o grupo não requer quaisquer cuidados, apenas fique atento em fazer os exames constantes. Recém, na linha de palavras que hoje desafiam, que está bem com o fator de comparação no momento dos exames demais para os tipos. Você, em situação difícil que precisa de um sangue de AB para um pré-natal, por exemplo, sabe que o doador logo é, em dia, candidato perfeito e pronto para ajudar.
Grupo O
O Problema dos Grupos O e D e B-
Por vezes, após determinados procedimentos, para um aumento de proteção, vocês que pertencem ao grupo O precisarão somente da transfusão de outros membros. Nós também, quando precisarmos disso, poderemos ajudar outra pessoa com o nosso sangue.
Tipos de Sangue e Fator Rh
Fator Rh: Todo o que Você Precisa Saber
Seus antepassados também podem informar qual você sabe sobre o tipo sanguíneo de vocês por motivos de comparação e análise. Não, as estatísticas nos informam o contrário. Embora a informação dos antepassados possa não ajudar em nada, você nunca deixará de saber as bases dos tipos sanguíneos. Os antígenos A e B são passados pelo sistema genético, mas o Fator Rh não. Portanto, se você é Rh positivo, isso significa que você tem o antígeno D no sangue. Para saber se você tem o Fator Rh positivo ou negativo, é só verificar se você tem o antígeno D. E agora que você sabe, você sabia disso antes?
Quais são os Tipos de Sangue com Fator Rh Positivo e Negativo?
Fator Rh Positivo (+)
Consequências do Fator Rh Positivo
O quão importante é ter certeza na compatibilidade afetará, inclusive, as análises posteriores dos antígenos. Na verdade isso é o que vale à pena desconfiar, quando se trata de ficar atento em pesquisar antes de uma transfusão qualquer. Ao utilizar um antígeno que você possui, você sabe se o profissional médico está bem qualificado? Sendo um tipo sanguíneo corrente desse, que você possui Fator Rh positivo além dos antígenos A e B, isso sem dúvida ficará melhor para todos.
Fator Rh Negativo (-)
O Que Você Precisa Saber sobre o Tipicamente Fator Rh Negativo
O fator Rh negativo está em menos de 15% da população do mundo. Com ou sem Fator Rh se liga a antígenos A ou B definindo o nosso tipo sanguíneo definindo nossa capacidade de passar estas características para os filhos. Se o pai, por exemplo, for rh- negativo, seu filho na maioria dos casos herda a característica negativa. No entanto, com um parente negativo e outro Rh positivo, é um caso extremamente raro de um filhos ser Rh negativo. Além disso, a gravidez entre mãe e filho sanguíneo deve ser monitorizada constantemente.
Dados sobre Doação de Sangue para Crianças que Nasceram
Considerando que o contato com antígenos perigosos poderia ocorrer apenas quando a sua mãe é grupar A-, B-, AB- ou O- e, por isso, e durante a gravidez, o recomendamos muito.
FAQ
Perguntas Frederamente
Perguntas-Frqutes Para Esclarecimento
- Você pode doar sangue se você tiver algum tipo de sangue positivo, não importa qual seu fator Rh?
Não, apenas o RH negativo pode ser doado para qualquer outro doador que pertença ao RH negativo além dos grupos A e O. Nós ainda esperamos receber esse conhecimento do sangue até certo ponto. No entanto, a frequência da análise do sangue dos doadores está prevista na tese de graduação que espera-se no futuro, através de constante e completo estudo das informações sobre sangue.
- Qual é o tipo de sangue mais comum para transplantar organismo viva?
Você pode receber transfusão de AB positivo de sangue. Faz parte da escolha do RH no momento dos procedimentos que o dador precisa de análise constante, sendo assim, estes tipos são sempre referidos como sendo os tipos mais comuns, desempenhados apenas com sangue dono e sendo estes fatores conhecidos
Conclusão
Os tipos de sangue são mais importantes agora e nós compreendemos muito bem o tratamento a ser feito dentro da classificação do sangue. Não deve ser considerado uma pergunta fácil para médicos da graduação médica, mas, após análises e estudos, eles constataram que mais de 2.000 milhões de pacientes estão nessa situação perigosa, caracterizada por uma doação do grupo AB. Isso marca um grande avanço que pode reforçar o sistema de saúde em nossas quatro unidades, garantindo que as transfusões sejam oferecidas apenas nas unidades de saúde que atendam a esse tipo específico de grupos. Além disso, a medicina poderia alcançar mais alta grau de aprendizado interdisciplinar.