Saber Tecnologias

Publicado em
Atualizado em

O que é Secops e como funcionam as equipes de Segurança Cibernética no Brasil


Nós todos temos uma conta online ou um aplicativo que é cada vez mais desconnectado no mundo digital. Com a cada vez maior chegada dos ataques digitais no nosso cotidiano, está claro que a segurança cibernética é não só um requisito de nossa existência como também tão frequentemente sem mereção do cuidado de muitos profissionais por setores. Foi assim que nasceu a ideia da existência do Secops, como segurança cibernética é conhecida no mercado em outras palavras.

O Secops é a sigla em inglês de Security Operations, uma especialização que surgiu com o objetivo de controlar e fazer o acompanhamento de diversos problemas com segurança cibernética organizada em empresas. O termo significa em nosso idioma "operações de segurança", que foram iniciadas na época em que empresas internacionais entendiam que a segurança era muito mais do que colocar uma porta de seguridad, pois trata-se não só de definir regras, mas de cobrir todo o processo entre os usuários do sistema, que está relacionado a as tentativas de acesso aos mesmos.

Entendo bem, mas como isso foi visto pelos negócios

Para muitos, foi uma enorme preocupação, pois entendiam que a responsabilidade da segurança de dadas tentativas de entrada no sistema cabe à área de TI (informática) e não aos desenvolvedores no que diz respeito. Isso começou quando a empresa de consultoria de informações IBM admitiu que em grande parte das situações apontadas apontou que onde uma tentativa de acesso mal sucedida está além da capacidade de técnicos e recursos ao projeto existente da TI, e outras com equipes de negócios.

O panorama global levou muitos a buscar uma alternativa para lidar com desafios e melhorar o processo sem esgotar receitas de TI. Entender melhor um fluxo de Segurança cibernética que não se resume somente ao controle de acesso ao sistema do negócio; para compreender melhor conceitos como a Análise de Ataques, Automação de Defeasas, etc; para ter uma divisão de equipes que possam funcionar isoladamente, muitas empresas procuraram compor uma equipe de segurança dentro do grande organograma de companhias.

A pergunta que se faz é: como funciona essa equipe em um negócio

Trata-se de fazer uma quebra de uma responsabilidade instituída em um negócio que realmente cobrir a demanda no campo da segurança cibernética, tratando-o exclusivamente como um eixo separado, e é isso que torna o Secops importante na organização e, por extensão, na sua concretização no mercado do negócio.

As equipes da segurança cibernética trabalham dentro e sem se olhar, para que tanto assunto e demanda no assunto de segurança sejam cobertos.

Podemos dividir em vários pontos. Primeiro, cada plano ou ação bem definida dentro da programação, na gestão de acordos de negócios, em conjunto com técnicos experientes para levantar questionamentos sobre os tipos cada vez mais crescentes de ataque no Sistema (MFA, dois fatores de autenticação, entre outros casos).

Compreendendo que o que a Segurança é no mundo digital

Para as organizações que implantam o Secops, nesse mundo onde a segurança se tornou cada vez mais necessária, sabe que as notícias de ataques cibernéticos circulam por todas as horas do nosso dia. Casos de hackers que geram um problema através de seu acesso e expor nossas informações. A nossa segurança, por exemplo, inclui a proteção de nossas redes de computador, bem como serviços como e-commerce e suas aplicações como programas comerciais e mobile, através de soluções de hardware e, por padrão, de suas implementações.

Com isso, na visão de alguns especialistas a escolha de um Secops chega a ser custosa por terem conhecimento profundo que todos devem saber em prática para um bom trabalho.

Segue, então, que durante poucos anos iniciais alguns acreditam que alguns custos excessivos vão acontecer no futuro talvez já estando aptos, inclusive, de uma visão crítica onde se tenha em mira a criação do software, ao invés da segurança já bem estabelecida no mercado, acaba indo num caminho desolentamente no uso dos aplicativos que causam mais dano ainda!

No entanto, sua real importância está bem no cenário da indústria de TI, onde qualquer tipo de ataque, incluindo ataques internos, violam as normas de segurança dos sistemas e, o que pode ficar sobre seria muito mais grave se não fosse detida na sua origem pelo profissional de segurança.

Na maior parte das vezes as notícias de ataques cibernéticos

Somos testemunhas da disseminação dos ataques nas maiorias das notícias da internet. Os hackers nunca se cansam de buscar informações e até criar malícias. Isso nos reforça a importância da implementação prática de políticas de segurança nos sistemas que norteiam principalmente a interação com o usuário, como um exemplo, um aplicativo que visa oferecer proteção também deve incluir mecanismos que visam protegê-los contra fraudes.

No começo a formação de equipes de segurança cibernética não era bem compreendida e nem tinha o crédito e status que tem no atual momento, devido principalmente, a percepção de que ter um especialista em segurança cibernética custaria, na verdade, reduzir drasticamente atuações e investimentos em suas próprias tecnologias para detectar e prevenir atos de cibercrime, pois muitos e já praticaram no cenário uma previsão de perda de capital.

Para entender melhor a equipe de Segurança Cibernética.

Depois que muitos profissionais estiveram treinados, teram entendido como acontece um ataque, na prática, e quais são as vulnerabilidades que os invasores conhecem, além do seu papel na prevenção de cada ataque, ficou claro que o que se entende por uma gestão cibernética correta, aplicado nas suas normas, é a utilização de proteção acessível, facilidade na manutenção do software e suas defesas passadas. E uma outra característica bem importante da segurança é a capacidade de adquirir tecnologias amigáveis tanto de hardware como softwares e implantar procedimentos de proteção, como um exemplo, criptografia, biometria e sistemas de reconhecimento de voz.

Por fim a gerência de uma equipe trabalhando em segurança em tempo real e criado mecanismos para facilitar o seu funcionamento, com foco na proteção passada com identificadores de criptografia.

Na maioria das vezes, a equipe de segurança cibernética

Para que possa trabalhar de maneira eficaz e eficiente, é comum observar que o trabalho dos técnicos da segurança é de extrema importância. Conforme, nos modelos que contemplam políticas de segurança, eles devem acompanhar os diversos ataques cibernéticos que acontecem na maior maioria dos negócios e organizações.

A tendência é que o time da segurança esteja sempre atualizado. Isso significa que os técnicos de segurança precisam manter-se atualizados sobre os modelos de hacking que estão os atacando a todo o momento. Com isso, as equipes de segurança podem desenvolver estratégias de prevenção de ataques da melhor maneira e aplicar uma engenharia mais acertada.

Façamos uma entrevista com uma equipe de segurança

Qual a sua percepção sobre a função da equipe de segurança cibernética nos grandes negócios da indústria?

Nossa função primordial é garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos cibernéticos protegidos da organização e os fluxos de dados trocados entre elas.

O tipo mais comum de ataque a se realizar é algum tipo que uma manipulação de links, emails ou malware. Seta prevenção de que estas formas de assaltos não possam alcançar a organização que, de várias formas, é a segurança que o sistema pode oferecer.

A segurança no futuro que nós viveremos

O mundo digital se inova sem parar. De cada vez mais evolui e se desenvolve os métodos utilizados na área de cibersegurança, que visam aumentar a proteção dos sistemas, assim está se tornando cada vez mais somar acelerado em caso dos atos de invasão. Com o final de cada ano vemos que os métodos utilizados surgem sempre algo novo.

Prevenir e antecipar os potenciais ataques, ou seja, desafios que poderão surgir de qualquer vez, é fundamental na questão de segurança, devido à rapidez com que eles são construídos e as novas formas de interação e ameaças que surgem a cada dia, assim aumentando cada vez o movimento de expansão do nosso dia a dia e tendendo a novas formas de estar cada vez mais protetor, e por aí seguindo.

O que o futuro reserva em segurança não é apenas um tema para discutir e desenvolver no terceiro milênio, mas também para evoluir com as ameaças e os desafios que surgem a cada dia e podemos simplesmente sim, podemos apenas prevenir antecipar os ataques. Em suma, foi a nossa chance por onde uma solução de um sistema no mundo digital deixa o terreno em condições para reduzir potenciais de ameaças de ataques maliciosos e fraudes, para que em fim não temos segurança física, a proteção de informações é de suma importância.

Depois que conhecíamos como e em que o Secops se encaixa como método de proteção em tecnologia e seus prejuízos que se encluiam em segurança; descobrimos que algumas empresas com a Segurança Cibernética ficaram em condições de proteger em maior eficiência, usando muito mais materiais de que não usar técnicas de auto-cobertura (por serem de alta responsabilidade; além disso sempre que possível a proteção das métricas de segurança será aplicada. Caso o que aparente não conter uma insegurança física e nunca fazer um uso com uma técnica total, logo estando muito bem de acordo que o segurança tendeu para de ter em caso de ataque em futuro imediato que passasse de nossa constante pressentimento e praxe acampo do local físico de algumas e grandes organizações que as usas.


Periscope Segurança - Referências

Nota das Pautas de Segurança Disponíveis para Especialistas. Análises real de profissionais relacionadas que dão garantias sobre os conceitos modernos.

Fontes básicas * "Segurança de TI - Tecnologia 21". tecnologia21.com * Tecnologia e segurança digital, por: Guilherme Moreira, Editora Brasiliense. * "WebSecurity do Professor - Desafios de web". websegunda.org. * "Informações Básicas de Automação". blogautomacao. * Ação Segurança

FAQs

Q: Qual é a definição de Segurança Cibernética? R: Segurança Cibernética é a atividade de prevenir, detectar e reparar incidentes de segurança cibernética, englobando a proteção de informações confidenciais, sistemas, redes e infraestruturas, contra ameaças, como cibercrime, ataques de hackers e violações de dados.

Q: Qual o funcionamento de uma equipe de Segurança Cibernética? R: Uma equipe de segurança cibernética é responsável por monitorar e detectar ameaças cibernéticas, proteger sistemas, redes e dados, e desenvolver estratégias de segurança para evitar brechas ou ataques maliciosos.

Q: Qual é o papel de um especialista em segurança cibernética? R: Um especialista em segurança cibernética é responsável por implementar e manter políticas de segurança, detectar e prevenir incidentes cibernéticos, e desenvolver soluções de segurança para proteger dados e sistemas do negócio.

Sugestões de Referências adicionais

  • "A Vida Moderna Tecnologia", por: Jean-Pierre Marquis, Editora Brasiliense.
  • "A tecnologia da information - História da web", por: Lawrence C. Reiff, Editora Livros, quatrocentas ed.

Autor: Saber Tecnologias

O Saber Tecnologias é um portal dedicado a explorar o universo da tecnologia de forma acessível, curiosa e informativa. Aqui, você encontra conteúdos sobre inovações, descobertas científicas, curiosidades tecnológicas e explicações simples sobre temas complexos do mundo digital. Nosso objetivo é tornar o conhecimento mais próximo do dia a dia das pessoas, despertando o interesse por tudo que envolve ciência, tecnologia e o futuro.