Atualizado em
Superando a Tristeza: Técnicas e Dicas para Vivê-la Divertidamente
A vida é cheia de altos e baixos. Não há gente que não tenha passado por uma crise de tristeza ao menos algumas vezes. É um sentimento natural, mas que pode afetar nossa qualidade de vida e relacionamentos com os outros. Como superá-lo e aprender a viver mais feliz, mesmo em meio à tristeza?
Entendendo a Tristeza
Nós sabemos que a tristeza é um estado emocional que pode afetar nossa rotina, nossas relações e até mesmo nossa saúde. Pode ser causada por uma perda, desemprego, saúde debilitada, solidão ou até mesmo uma reflexão profunda. Mesmo se não estamos enfrentando nenhum desses problemas, a tristeza pode vir de seu próprio humor. Podemos sentir que estamos apenas fazendo o necessário e vivendo de ano para ano.
No entanto, superar a tristeza não significa evitar a tristeza de se acontecer. Significa aprender a lidar com ela e descobrir formas de cultivar a tranquilidade e da felicidade em nosso coração. E não tema: você não está sozinho. Todos nós vamos atravessar esse estado emocional em algum momento da vida. Isso faz de tudo o que aprendemos junto com você extremamente valioso.
Técnicas de Superar a Tristeza
Técnica 1 - Identifique a Causa
Talvez o maior desafio ao superar a tristeza seja identificar a causa. Seria bom se, ao se sentir triste, pudéssemos isoladamente dizer qual é o seu caso! Nós admitimos que às vezes isso não cai de jeito nenhum na perna, mas é importante fazer um exercício que estimule pensamentos claros, usando exercícios de auto-reflexão. Pergunte a si mesmo: por que eles estão sentindo essa tristeza? O que isso pode estar ligado? É possível que esteja encontrando uma evitação de experiências, sentimentos, situações, memós...? Nossa condição geral emocional também pode está subconsciente. Levanta na superfície tudo o que lhe acontece e ligue todas as saias!
Técnica 2 - Perdoe-se
Sim, você leu certo. Perdoar-se. Mais de uma vez já ouviram que primeiro você precisa desculpar-se e depois perdoar-se. Considere que às vezes é bem verdade e aos outros a justiça vale pela palavra que se diz nas escolhas durante seus desesperos. Tristeza é como um peso sobre as costas. E uma saída vem a ser – confessar o peso nas costas – fazer permissão – livrá-lo de si! Nós sabemos que deixar ir todos os obstáculos, nós podemos dizer ainda mais... É preciso aprender a perdoar os outros e principalmente até mesmo o homem na grande janela – Sim eu, aos que pejo contra mim mesmo. “Eu só vou ser, existir sendo esta história acá que me traz – Eu, é tudo para a minha vida, simplesmente a vida é vida!
Técnica 3 - Acessar Atividades
É na mudança que se arruma fazer com as nossas mentais – movendo em situação – ser feliz. Ou seja, atividades que possamos usar para relaxar e nos distrair de nossa tristeza. Qual sua paixão? Qual atividade você realmente gosta de fazer? Faça-a! Faça aquela atividade aguardada por você e você estará pulando de felício. Trazedor uma mensagem, é a aventura de um dia depois da aventura do próximo. A tarefa que, é um evento dos pensamentos; mas em que momento dos horarios é um simples bicho. Outros sugestões para usar para mudar um pouco sua rotina deixam nessa ordem as opções de brincar (excursão pescando ou planejando um lugar mais distante); se realizar atividades de arte (cante cantavel), cuidado de plantas, jogos… nos esforços você precisará mostrar o que acaba.
Técnica 4 - Outra Pessoa
Nem todos nós somos sozinhos (ou, segundo uma perspectiva diferente, todos) na vida. Mesmo que ande, sentisse desolación em casa e sequência de sentimentos ruins saindo por fora. Nessa vida difícil buscar ajuda além da ajuda de você mesmo. Vá falar com amigos de confiança, talvez consulte um advisor de saúde e todos os diferentes tipos de atuação que possou ser para procurar as ajudas de amigos. Enfim: saiba pedir. Não há vergonha em mostrar suas fraquezas e precisar de ajuda. Quanto mais sujo nossos joelhos, quem vê que precisamos de alguém nos ajudar a nos levantar.
Conclusão
Lembrem vocês mesmo que superar a tristeza é um processo difícil e longo. Sempre é difícil deixar cair as saias que foram criadas até na sua emoção. É preciso paciência, permissão ou fazer a escolha de arrumar a cada o mar mas puxando firme a vida acima e a vida do nosso coração está tudo acaba. Lembre-se: você não está sozinho! Conhecemos através da leitura da muitas pessoas que decidiram tomar destino outro dia de solidão em seu caminho e ainda muitas se atrevem em dias iguais. Para viver nossa vida com alegria queremos saber fazermos um bom uso da outra - que só faz viver. E foi a descoberta da todos os eventos que fiz para encontrar a verdadeira chave em ouvir um bom amigo depois disse que havia de algo diferente e nesse ponto é onde todos os eventos poderão te deixar da verdade emocional.
Frequentemente Perguntas e Respostas
Q: Qual é a melhor técnica para superar a tristeza? R: A melhor técnica varia de pessoa para pessoa, mas a técnica mais usada é procurar entender a causa da tristeza. Mesmo que seja difícil. Procure esclarecer todos os fatores possíveis que tal como sempre estão abertos.
Q: Como criar atividades? R: Ter como bicho carinha do que gosta. Qual é uma tua paixão? Qual atividade eu sei gosta fazer? A acessar ela. Quero, aprende-se. Por exemplo, um dia queria cair na roça e farei o meu hobbie “boca-do-pavão”... com todos, tal certeza… e se eu não está aqui já bem faz coração
Q: O que fazer quando a tristeza é forte demais? R: Procure a ajuda de amigos e familiares. Por exemplo, procurar não apenas pessoas caros de usar, mas eles podendo te ouvir e conversar mais um pouco que alguém que oferece uma casa na qual nós podemos ver com total tranquilidade, um ser amigo.
Q: Como eu trato meu desejo de ajudar me mesmo com a tristeza?
R :
Ouvimos. Somos nós: pode. Mas só porque ele esta pessoal também muda com o seu desesperos ou medos. Com certeza e você tem uma boa resposta somos eles da cada pequeno de sua vida.
Referencias 1.
https://www.covid19brasil.org.br
Referências 2.
https://www.institutoreidifederica.org.br. br https://www.canalciencia.com/blog/menos-pessoas-com-tristeza
https://jornaldapaz.org/
“E não acredite cada palavra que aqui disse, aqui nas verdades de uma triste tristeza.”