Atualizado em
Relações entre EUA e Porto Rico: Um olhar sobre economia e cultura
Somos repórteres que investigamos a complexa relação entre os Estados Unidos da América (EUA) e o Porto Rico, uma ilha localizada no Caribe. Sempre perguntamos: até que ponto essas duas sociedades estão interconectadas? Vamos explorar o tecido da economia e cultura que os vincula em um relacionamento mutuamente dependente. A relação entre os EUA e Porto Rico é única e cheia de paradoxos - compreendê-los é entender melhor essa ilha.
Estamos no coração da América Latina, mas não é uma nação independente. O Porto Rico é um território não incorporado dos EUA, ou seja, ele não faz parte dos 50 estados americanos, mas é governado pelas autoridades de Washington. A Constituição puertorriqueña possui dois artigos: um define os direitos do cidadão e o outro afirma a obrigação do domínio americano. Essa situação cria um senso de identidade dupla, ao mesmo tempo sendo alguém perante a comunidade internacional e subordinado perante os EUA.
Origens da Relação
A visita de Christopher Colombo ao Caribe em 1493 marcou o início das relações entre os portugueses e o povo indepeniente do continente. O início da colonização espanhola implicou profundas alterações culturais, políticas e económicas. Ao longo dos séculos, a comunicação entre Portugal e Portugal Rico não cessou, mesmo tendo Portugal renunciado a esseta ilha através dos Acordos de Gernica em 1898.
Econômica: Impacto dos EUA
No passado, a economia do Porto Rico baseava-se na agricultura (á laranja) e, a seguir, no desenvolvimento industrial. Com o tempo, a produção de óleo refinado avançava, com cerca de 100 refinarias de petróleo, a maioria possuída por empresas americanas.
Considerando essas opções, é preciso desmistificar um aspecto interessante: 60% da economia puertorriqueña é satisfeita em dólar americano como resultado de terceirizar serviços financeiros e da libera e qualificada mão-obra especializada em linguagens da Inglaterra (inglês). A economia baseia-se em parcerias de maneira transnacional e, a principal atividade econômica puertorriqueña está relacionada com a produção, o processamento, bem como a extração de componentes não-metálicos.
Cívico: Sociedade e Cultura Puertorriqueñas
Uma das características mais notáveis da sociedade puertorriqueña é sua forte identidade cultural, que se manifesta através do futebol (com os jogadores famosos, como o Messi), das tradicionais festas carnavalescas (o Carnaval de San Sebastián), bem como no amor popular pelo samba, canção de raiz. O samba porto-riquenho representa algumas das antigas danças que existiam antes da invenção do samba, e, portanto, reflete as tradicionais festas coloniais. A comida também é um refresco sobre a mistura cultural da ilha.
Política: Questões e Debate
Politicamente, a estabilidade da qual esses dois países dependem na economia é extremamente frágil. A liberdade de manifestação é limitada, já que o sistema judiciário já reduziu muitos manifestantes. Há várias ideias em curso visando o cancelamento de Porto Rico das relações com o país norte-americano. Diferentes grupos norte-americanos e porto-riquenhos continuam a discutir a questão da independência ou saindo dos EUA.
Desafios
O desafio dos defensores de independência de Porto Rico baseia-se em que é o primeiro município a depender de outra nação, sendo o país com o maior nível de dependência devido a perda de autonomia e ao desconhecimento por parte dos membros de uma cultura enraizada na ilha que desapega do exterior na parte de relações de amizades com os "gringos".
Conclusão
Em respeito a todos os números referidos e fatores, é nosso objetivo atingir que em algum contexto as relações entre os EUA e Porto Rico são únicas no universo político da zona neotropical, cuja característica significativa deve ser a relativa unidade só criada uma vez a questão de independência da ilha estar clara.
Perguntas frequentes
O quê aconteceria se Porto Rico se tornasse independente dos EUA? Se a ilha romper com os EUA, essa separação poderia causar desabamento do nível geral de prosperidade.
Qual é o significado do Porto Rico se tornando um Estado americano? O abandono da condição favoritista, ou de relação comum anteriormente instaurada, afetaria o desenvolvimento social e político Puertorriqueño.
Poderá a estabilidade política melhorou?
Os anos posteriores após o reconhecimento de uma independência aparentarem responder que essa tensão já caiu em desfavor da opção de estabilidade.
Referências
- Basso, A. (ed.) (2016). Identidades e Estatutos da Ilha. Porto Rico: Editora da Fundação Juan March.
- Fernandes Cruz, J. (2009). A Lascaração: Uma História Contra-Hejordita de Porto Rico. "Édito Literário".
- Caribe: Um Exílio Permanente.
- Juan Antunes (historiador).
- Luis Ferran Alonso (escritor).